GENÉTICA PARA TODOS 2019

Apresentação
A presente proposta fundamenta a continuação das atividades do Programa extensionista: Genética para Todos, o mesmo que iniciado em 2018, tem como missão contribuir com o desenvolvimento humano através de ações extensionistas totalmente interligadas no âmbito da Genética Humana, se enquadrando dentro dos objetivos estratégicos do plano de desenvolvimento institucional 2016-2020 da UNIFAL-MG, e que através das suas diferentes ações dirigidas à comunidade interna e externa da Unifal-MG, almeja transformar a sociedade através do desenvolvimento acadêmico, científico e socioassistencial dos seus membros participantes e beneficiários, fortalecer o desenvolvimento de pesquisas relevantes no campo da genética clínica, genética oncológica, citogenética humana, e principalmente, desenvolver uma consciência extensionista transformadora de alto impacto social entre seus membros, objetivando se consolidar como um Programa de referência na área da Genética Humana dentro e fora da nossa instituição

Introdução
A genética humana é definida como a disciplina científica que investiga a herança de características (semelhanças ou diferenças) nos seres humanos. O estudo da herança humana ocupa uma posição central na Genética. Grande parte desse interesse deriva de um desejo básico de se saber como os seres humanos são e porque eles são como são. A um nível mais prático (aplicado), uma compreensão da hereditariedade humana é de importância crítica na predição, diagnóstico e tratamento de doenças que tem um componente genético. A busca para determinar a base genética da saúde humana deu origem ao campo da genética humana e médica (Nussbaum, 2008; Carson 2016). A genética humana engloba uma variedade de áreas que se sobrepõem, incluindo: a genética clássica, citogenética, genética molecular, genética bioquímica, genômica, genética populacional, a genética do desenvolvimento, genética clínica e o aconselhamento genético (Nussbaum, 2008). De forma importante, o aconselhamento genético (AG) representa um valioso procedimento, que permite uma conexão entre a ciência e a sociedade (Novoa e Fróes Burnham, 2011), possibilitando assim englobar de forma muito ampla a interpretação das histórias clínicas e familiares para avaliar a probabilidade de ocorrência ou recorrência da doença; a educação a respeito de hereditariedade, exames, tratamento, prevenção, ajuda e pesquisa; além de promover escolhas conscientes e adaptação à condição de risco. Segundo Albano (2000), o grande avanço da genética nas últimas décadas, tem permitido a identificação cada vez mais precocemente de muitos distúrbios genéticos passíveis de um diagnóstico pré ou pós-natal. Dentre as abordagens de estudo desta grande área estão: a genética clínica, que consiste no estudo descritivo de sujeitos individualmente e/ou em suas famílias, visando elucidar determinadas condições de provável etiologia genética, podendo envolver análise de informações clínicas e testes de material genético, e a pesquisa genética, que objetiva identificar alterações do material genético tanto no nível cromossômico (citogenética) quanto no nível molecular (genética molecular) a partir de procedimentos e testes específicos. Dessa forma, é evidente a necessidade por ações que visem divulgar os conceitos em Genética Humana para a nossa população, com o objetivo de criar uma “consciência genética”, tanto nos nossos profissionais da área da saúde como na nossa população com o objetivo de melhor compreender os processos, métodos, ferramentas, pesquisas e terminologia genética que permitam melhorar a qualidade profissional e consequentemente a qualidade de vida da nossa população, possibilitando assim uma transformação humana e social através da Genética.

Objetivo Geral
Utilizar a Genética Humana como ferramenta de transformação social, fazendo dela o eixo central na melhora da qualidade acadêmica, crescimento científico e consciência extensionista da nossa comunidade interna e externa.

Objetivos Específicos
-Consolidar os projetos extensionistas Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Unifal-MG e Liga Acadêmica de Oncologia da Unifal-MG, ambos centralizados na área genético-acadêmico-assistencial. -Aprimorar conceitualmente a nossa comunidade através da realização de evento de porte regional: O I Workshop de Genética Oncológica, o mesmo que será desenvolvido pelos membros dos projetos extensionistas de Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica (LAGHM-Unifal) e a Liga Acadêmica de Oncologia da Unifal-MG (LAO-Unifal). -Capacitar recursos humanos (docentes, profissionais, técnicos e estudantes) na especialidade de Genética Humana, tanto na abordagem clínica, laboratorial e de pesquisa, quanto na sua visão sócio-extensionista vinculado à equipe de pesquisa do Laboratório de Genética Humana da Unifal-MG. -Fortalecer o papel dos projetos de pesquisa (básica e aplicada) desenvolvidos pelo Laboratório de Genética Humana da Unifal-MG no desenvolvimento extensionista do Programa Genética para Todos e a comunidade externa. -Desenvolver o II Curso Teórico Prático de Citogenética Humana e Mutagênese, que contribuirá significativamente com o aprimoramento especializado de profissionais e discentes de pós-graduação de todo a região/país. -Consolidar a ação extensionista Serviço de Genética Humana e Médica, enquadrada dentro dos termos de Prestação de Serviços, e destinada ao diagnóstico genético voltado para a comunidade externa, permitindo atender a demanda assistencial da cidade e região Sul Mineira, a formação de recursos humanos da nossa instituição na área genético-laboratorial e ao desenvolvimento científico na área.

Justificativa
Considerando a realização das ações extensionistas realizadas entre os anos 2016-2017, todas elas integradas pela temática de Genética Humana, tais como: Projeto Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Unifal-MG (PREAE 3289), Projeto Liga Acadêmica de Oncologia da Unifal-MG (PREAE 3290), os eventos: I Simpósio da Liga Acadêmica de Oncologia - Medicina Unifal (PREAE 2837), I Simpósio de Genética Humana da Unifal-MG (PREAE 3228), e I Curso de Atualização Teórico-Prático em Citogenética Humana e Médica (PREAE 3272), além de todas as ações desenvolvidas no ano 2018 no contexto da primeira versão do Programa Genética para Todos (PREAE: 3482) já com relatórios devidamente finalizados, enviados e aprovados. Todas elas, fundamentais para a consolidação da nossa experiência extensionista na nossa instituição. Considerando a intensa atuação de acadêmicos e profissionais especialistas nesta área do conhecimento e participantes das diferentes ações propostas, além da infraestrutura adequada dentro da nossa instituição. Considerando a repercussão benéfica que este programa continuará promovendo na formação acadêmico-científica da comunidade discente e docente da Unifal-MG, em especial os alunos dos diferentes cursos da nossa universidade, especialmente de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Biotecnologia e outros, assim como o impacto positivo na área da saúde da nossa população. Torna-se de extrema relevância a continuidade do Programa Genética para Todos no contexto acadêmico, científico e extensionista da nossa instituição para o ano 2019.

Beneficiário
Público em geral, membros discentes e docentes das equipes realizadoras dos projetos, eventos e cursos propostos pelo programa. Discentes dos diferentes cursos da Unifal-MG.