CURSO DE PRÉ-INCUBAÇÃO DE EMPRESAS - 4A EDIÇÃO

Apresentação
De acordo com Ferreira (2016), cursos de Pré-Incubação são iniciativas desenvolvidas no âmbito de incubadoras de empresas, com o objetivo de promoção de um ambiente no qual ideias e projetos inovadores podem ser validados com foco no seu mercado de atuação e a viabilidade de seus produtos e serviços. Assim, o Curso de Pré-Incubação de Empresas visa o suporte à discentes, docentes, inventores e empreendedores externos que possuam uma ideia de empreendimento e que precisam de orientação para transformá-las em um negócio. Ressalta-se que essa é a quarta edição do curso de Pré-Incubação de Empresas, cuja coordenação é realizada pela Profa. Marcia Paranho em colaboração com a Incubadora NidusTec, e em cumprimento às atividades propostas em seu projeto aprovado pelo CNPq (bolsista de produtividade DT-02 - Processo 305516/2017-5), e por toda a equipe do projeto. Neste ano foram propostas alterações, e o curso (formato expandido) será oferecido uma vez neste ano, ampliando o numero de vagas.

Introdução
Estabelecer uma relação de efetividade entre a teoria e prática é de fato um desafio no qual organizações e academia, há gerações, tecem estratégias de implementação e monitoramento para diferentes métodos em diversas áreas do conhecimento. Apesar dos esforços e avanços tecnológicos, o ambiente relacional, a cada dia mais conectado e mutável, exige modelos cada vez mais robustos. No entanto, a evolução dos métodos não necessariamente significa aplicações carregadas de conteúdo complexo, formal e burocrático, pelo contrário, os modelos cada vez mais buscam a simplicidade, objetividade e praticidade. A visão do valor potencial inserido em práticas que se adaptam melhor à conjuntura dinâmica do mercado tem direcionado esforços em desenvolver uma percepção arraigada nas expectativas e necessidades dos atores que compõem essas inter-relações. O ambiente multidisciplinar, no qual estão inseridos os Programas de Incubação e as Incubadoras de Empresas, vai ao encontro de métodos que tenham o potencial de fazer a ponte entre conteúdos muitas vezes altamente abstratos (comportamento do empreendedor) com a missão de uma efetividade de resultado vital para empresas nascentes. O nível de mortalidade de empresas nascentes no Brasil é relativamente alto se comparado ao de outras economias. Grandes esforços têm sido realizados por organizações que primam pelo desenvolvimento de uma atmosfera de empreendedorismo real, no qual instituições da iniciativa privada e do poder público tem investido tempo e recursos para encontrar o melhor método de proporcionar longevidade e desenvolvimento efetivo à essas organizações. Cientes dessa importância, as Incubadoras de Empresas vem buscando compreender melhor o universo dessas empresas nascentes, buscando, por meio de metodologias de desenvolvimento e aceleração de negócios, estabelecer centros de fomento empreendedor. Diversos programas estão sendo estruturados e discutidos dentro destes centros para que o suporte aos empreendedores seja cada vez mais efetivo. Neste cenário surgiram os programas de cursos de Pré-Incubação que, apoiados por metodologias eficientes e bem fundamentadas, tem a missão de garantir que os projetos de impacto e ideias inovadoras consigam se desenvolver de forma profunda e solidificada.

Objetivo Geral
O principal objetivo deste curso é o fortalecimento da cultura, educação e ecossistema empreendedor do município de Alfenas e região.

Objetivos Específicos
I- Oferecer suporte para a construção do conhecimento por meio de cursos e oficinas para empreendedores nascentes; II- Fortalecer redes de contato entre participantes do curso e empresas incubadas; III- Promover eventos com participação direta dos ingressantes do curso; IV- Promover missões empresariais para os participantes.

Justificativa
Este curso se enquadra na intenção da Incubadora de Empresas de oferecer a comunidade ações no tocante do empreendedorismo, desenvolvimento de ideias e criação de empresas, ações estas raras nas dinâmicas regulares dos cursos de ensino médio e superior do Brasil. O foco do curso é proporcionar capacitações dotadas dos aspectos imprescindíveis ao empreendedor relacionados à autoconfiança, assertividade, liderança, criatividade, satisfação pessoal, entre outros. Essa iniciativa também se constitui em uma das estratégias adotadas pela Incubadora de Empresas da UNIFAL-MG - NidusTec, com vistas a capacitar o futuro empreendedor a atuar de forma transformadora sobre as organizações e a realidade da sociedade, por meio de atividades de aprendizado que fomentem o uso da razão, da intuição e da criatividade para a obtenção do domínio efetivo sobre os instrumentos de administração, gerência e comunicação, desenvolvendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) e valores morais e éticos, pautados pelos princípios de cidadania e de responsabilidade social. Com isso, do ponto de vista da produção e construção do conhecimento, este projeto pretende oferecer ferramentas à população para que ela compreenda que seu protagonismo e suas ideias podem possuir enorme impacto social e econômico em nosso município e região.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, comunidade de Alfenas e região.