FARMÁCIA LEGAL TEM CUIDADO FARMACEUTICO NA SAÚDE MENTAL

Apresentação
O Projeto de Cuidado Farmacêutico é desenvolvido junto aos pacientes e cuidadores de pacientes atendidos pelo CAPS-Alfenas. Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil. Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.

Objetivos
Realizar um levantamento do perfil dos usuários dos serviços de saúde mental em Alfenas, realizar o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, capacitar os profissionais envolvidos na saúde mental, oferecer orientação farmacêutica aos pacientes e cuidadores.

Justificativa
A extensão de cuidados de saúde mental às populações é uma tendência verificada nas políticas de saúde de diversos países e refletem os esforços que têm sido implementados para a promoção de tratamentos humanizados, compromissados com direitos humanos e com as necessidades das comunidades em seus diferentes contextos (SILVEIRA; STRALEN; CAMPOS, 2003). A Organização Mundial da Saúde, em 1996, declarou que o problema dos transtornos psiquiátricos tem sido subestimado e que cinco das 10 causas que mais causam incapacidades no mundo são: depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo (FRIDMAN, 2001). Essa proposta nasceu da demanda do CAPS que necessita realizar um trabalho com seus pacientes e também aqueles das residências terapêuticas, pois eles identificaram vários problemas decorrentes do uso da medicação. Esse convite partiu da Coordenadora da Saúde mental do municipio. Sendo assim, vislumbramos a oportunidade de realizar um trabalho em parceria com este setor.

Beneficiário
Cuidadores de pacientes e pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Alfenas (CAPS)