VI JORNADAS UNIVERSITÁRIAS EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA: "SEMEAR A TERRA, ALIMENTAR A EDUCAÇÃO, CONSTRUIR EMANCIPAÇÃO"

Apresentação
A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é um evento realizado no mês de abril como parte das atividades desenvolvidas pelo MST em defesa da Reforma Agrária no Brasil. Trata-se de um momento que permite o trabalho coletivo de diversos grupos de estudos e pesquisas das instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Federais) que tem em comum o apoio ao MST e a Reforma Agrária. É também um espaço de integração e articulação entre a comunidade acadêmica e os movimentos sociais do campo e da cidade com o objetivo de debater no interior das Universidades e Institutos Federais alguns dos principais temas da questão agrária, das matrizes de produção da vida, do meio ambiente e da relação homem-natureza. Realizada pela primeira vez em abril de 2014, a Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária encontra-se em sua sexta edição, resultado, em 2019, da parceria e articulação histórica entre a Unifal-MG de Alfenas e Varginha, o Instituto Federal de Machado e o MST.

Introdução
Preenchimento não necessário

Objetivo Geral
Criar um espaço de discussão, reflexão e articulação dos grupos de pesquisa, movimentos sociais do campo e da cidade, comunidade acadêmica a fim de ampliar o debate e a luta em defesa da Reforma Agrária, dos direitos e da educação pública no Brasil..

Objetivos Específicos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Justifica-se a realização do evento não só pela pertinência dos temas que serão tratados e debatidos junto à comunidade acadêmica e movimentos sociais, tais como trabalho, educação, contrarreformas e conjuntura política no Brasil, mas também porque ela integra a programação do Projeto de Extensão Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas, aprovado pelo PROEXT em 2018. Ademais, justifica-se ainda, a realização da VI Jornadas em Defesa da Reforma Agrária como parte da programação e das ações do Fórum em 2019 que vem se desenvolvendo em articulação com diversos parceiros, dentre os quais se destacam: IFSULDEMINAS, Campus Machado, por meio do NEAPO, MST, SARAU DO GUISADO, CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA, Orgânicos Sul de Minas, ADERE (Articulação dos Empregados Rurais), dentre outros parceiros e Instituições de Ensino Superior da região. O evento, por ser vinculado ao projeto aprovado pela Extensão, espera contar com o apoio financeiro e transporte da Pró-reitoria de Extensão, como por exemplo, transporte e diárias para os palestrantes, conforme o processo (nº 23087.006966/2019-61), bem como o ônibus para atividade de campo e encerramento das JURAs, conforme o processo e solicitação de transporte (nº 23087.006941/2019-68). Para as demais atividades, além do apoio da extensão, busca-se também recursos e apoio junto a outras instituições e organizações. O deslocamento dos professores e palestrantes convidados, bem como a estadia deles nos locais de evento ficarão por conta da solidariedade dos professores envolvidos com a organização.

Beneficiário
professores, estudantes, trabalhadores rurais, sindicalistas, movimentos sociais e toda comunidade alfenense e região