O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: INTEGRANDO CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS

Apresentação
A proposta parte da necessidade da criação e compartilhamento de conhecimentos e experiências construídas por escolas e universidade no que se refere à elaboração do projeto político-pedagógico da escola, em face da importância deste como instrumento vivo de gestão para a transformação da escola. Diferentemente da oferta de um curso, trata-se de promover espaços para o compartilhamento entre as escolas de experiências que possibilitem o repensar das estratégias que vêm sendo desenvolvidas por cada uma delas na elaboração do PPP, ao mesmo tempo em que se possibilita a reflexão sobre esse importante instrumento de gestão, com a participação da UNIFAL-MG, por meio do que a universidade vem construindo em termos de ensino e pesquisa no campo da gestão escolar.

Objetivos
- Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as escolas estaduais de Alfenas na elaboração/reelaboração do projeto político-pedagógico e entre estas e a universidade; - Produzir um roteiro de orientações/plano de ação que possibilite dinamizar os processos de elaboração/reelaboração do PPP nas escolas.

Justificativa
O projeto nasce das discussões na disciplina Gestão Escolar no âmbito dos cursos de licenciatura da UNIFAL-MG, mediante as discussões a respeito das experiências dos professores em formação em relação ao projeto político-pedagógico (PPP) nas escolas de educação básica nos estágios obrigatórios. O PPP se coloca como exigência no âmbito normativo dos sistemas de ensino, ao mesmo tempo em que se coloca como necessidade de uma prática coerente e guiada por objetivos comuns na escola. Todavia, a intensificação do trabalho, entre outras dificuldades, coloca-se como empecilho para o adequado envolvimento das pessoas que trabalham nas escolas no processo de elaboração/reelaboração do PPP. Torna-se evidente nessas discussões a pouca disponibilidade dos profissionais para se envolver nos processos de elaboração e reelaboração do PPP. Evidencia-se, também, a ausência de mecanismos que tornem mais ágeis e efetivos os processos de elaboração, ainda que se reconheça que esse processo de reflexão exigida tempo. Verifica-se, por outro lado, que algumas escolas já possuem estratégias mais elaboradas para realizar esses processos, de forma participativa. Isso evidencia que a troca de experiências e conhecimentos entre escolas, aliada à mediação que se torna possível fazer a partir do ensino e da pesquisa no campo da gestão escolar, pode levar à construção de estratégias que tornem mais dinâmicos e factíveis os processos de elaboração/reelaboração do PPP de forma coletiva. Ao mesmo tempo, o ensino e a pesquisa na universidade vêm questionando processos de gestão escolar, inclusive em relação às políticas educacionais, que, em Minas Gerais, têm caminhado para um sentido gerencial na elaboração do planejamento da escola. Assim, o compartilhamento de experiências e a reflexão que se torna possível no encontro entre escolas e universidade pode trazer benefícios tanto à prática da elaboração e reelaboração do PPP na escola quanto à produção do conhecimento a respeito da gestão escolar, tendo como foco os processos de planejamento citados.

Beneficiário
O público imediatamente beneficiário é composto por gestores das 11 (onze) escolas estaduais de educação básica de Alfenas-MG. Indiretamente, toda a comunidade escolar ligada às escolas será beneficiada.