LIVING ABROAD

Apresentação
O projeto "Living Abroad" é uma iniciativa inovadora voltada para os estudantes da UNIFAL-MG e para a comunidade externa, que busca promover a fluência em inglês por meio de encontros bimestrais online. Nestes encontros, convidados(as) compartilharão suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais no exterior, sempre em inglês, criando um contexto autêntico para a prática do idioma. Ao proporcionar um espaço de troca cultural e aprendizado, o projeto "Living Abroad" permite que os participantes ampliem sua compreensão sobre as realidades globais e desenvolvam habilidades comunicativas e interculturais. Os encontros são estruturados para incentivar o diálogo e a interação entre participantes e convidados(a), promovendo uma atmosfera colaborativa e enriquecedora. Além de melhorar as habilidades de comunicação em inglês, o projeto visa inspirar os estudantes a explorar oportunidades internacionais e a se prepararem para os desafios e as oportunidades de viverem em outro país.

Objetivos
- Fortalecer as habilidades de comunicação em inglês. - Expandir o conhecimento sobre diferentes culturas e contextos globais, incentivando uma visão mais crítica e empática das realidades internacionais. - Inspirar os estudantes a explorar oportunidades de intercâmbio e desenvolvimento no exterior; - Contribuir com o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIFAL-MG nos eixos temáticos (i) Extensão e (ii) Gestão, Inovação e Internacionalização.

Justificativa
Um dos principais desafios que têm perpassado a Educação Superior nos últimos anos é a necessidade de internacionalização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, muitos recursos financeiros foram investidos em programas como o Ciência sem Fronteiras, que impulsionou a ida de discentes de graduação para universidades estrangeiras. Mais recentemente, o governo tem investido na ampliação do programa de doutorado sanduíche da CAPES, o PDSE, e também em programas de intercâmbio mais focados em cooperação Sul-Sul, como o Programa Caminhos Amefricanos e o Move La América. Por trás dessas propostas, subjaz a ideia de que a movimentação de estudantes dos mais diversos níveis de ensino entre países promove o intercâmbio de conhecimentos, culturas e gera desenvolvimento científico, tecnológico e econômico. O que muitas vezes não se discute são as implicações dessas movimentações para a vida pessoal, profissional e acadêmica desses estudantes. Dessa forma, propomos que o “Living abroad” seja um espaço que, além de fomentar a comunicação em língua inglesa, permita o compartilhamento de vivências e experiências, discutindo essas questões. Nosso objetivo é incentivar nossos participantes a buscarem experiências internacionais, mas as buscarem em uma perspectiva informada, sabendo dos desafios que enfrentarão ao vivenciar uma outra cultura, com abertura a aprender novas formas de se colocar no mundo e conhecendo os benefícios que poderão advir em crescimento profissional e pessoas de enfrentá-los. Além de aprimorar as habilidades linguísticas, a proposta é que o projeto promova a comunicação eficaz, ajudando os(as) participantes a expressarem suas ideias com clareza e confiança em contextos variados (Brandenburg & Biehle, 2019). A interação em grupos diversos poderá estimular o pensamento crítico, incentivando os (as) participantes a analisarem e avaliarem diferentes perspectivas e contextos culturais com uma maior abertura à novidade (Facione, 2011). Ademais, a exposição a novas ideias e situações durante os encontros cultivarão a adaptabilidade, preparando os indivíduos para lidarem com ambientes dinâmicos e variados, uma habilidade crucial em cenários profissionais e acadêmicos cada vez mais interconectados e inovadores (Akkermans et al., 2013). Ressaltamos que a proposta está sendo enviada na área temática “Comunicação”já que não se trata de aulas de inglês. De fato, já existem várias iniciativas estruturadas de ensino na instituição. O caráter inovador do projeto reside exatamente em ser um espaço de troca, diálogo e prática da língua inglesa, sem pretensão de se configurar em um processo formativo estruturado.

Beneficiário
Toda a comunidade da UNIFAL-MG e demais interessados da comunidade externa.