OFICINAS CULINÁRIAS: COZINHA TERAPIA

Apresentação
O Evento “Oficinas Culinárias: cozinha terapia” tem como objetivo promover alimentação adequada e saudável, por meio de oficinas culinárias como estratégia de Educação Alimentar e Nutricional. O evento faz parte das ações propostas pelo Projeto Atendimento Nutricional Ambulatorial (ANA), que é vinculado ao Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). As oficinas culinárias serão oferecidas à comunidade acadêmica (servidores, discentes e funcionários terceirizados) e dependentes diretos dos servidores, no período de março a dezembro de 2025. Pretende-se realizar de duas a quatro oficinas culinárias durante o ano de 2025, a depender da verba disponibilizada para tal evento.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A alimentação adequada e saudável, acessível, de qualidade e em quantidade suficiente é direito de todos. De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar (LOSAN nº 11.346), a segurança alimentar e nutricional (SAN) consiste “na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis” (BRASIL, 2006). Desta forma, deve ser baseada na promoção da saúde e em boas práticas alimentares, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais para a sobrevivência (BRASIL, 2016). A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) faz parte de um conjunto de estratégias criadas para promover a alimentação adequada e saudável. A prática da EAN consiste no uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos com o intuito de favorecer o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar (IDEIAS NA MESA, 2017). A EAN consolida-se como uma atividade estratégica no atual cenário de transição nutricional, nas políticas e programas e avança conceitualmente para uma concepção que reconhece a ação educativa como processo e incorpora o conceito ampliado de saúde, o diálogo e a diversidade de saberes, a integralidade e sustentabilidade do sistema alimentar, a autonomia do sujeito, a intersetorialidade, a valorização da cultura alimentar considerando o alimento, a comida e a culinária como referências (BRASIL, 2012). Uma das estratégias para promoção de hábitos saudáveis dentro da EAN são as Oficinas Culinárias. Sendo assim, justifica-se a execução deste evento, com ênfase na prática culinária, que desperta nos participantes a importância da nutrição e saúde no seu dia-a-dia, bem como nas famílias, em garantir uma alimentação adequada e saudável pelo preparo realizado pela própria família.

Beneficiário
Público-alvo: Comunidade acadêmica de forma geral (servidores, discentes e funcionários terceirizados) e dependentes diretos dos servidores.