CONTOS E ENCANTOS

Apresentação
O projeto de extensão universitária intitulado “Contos e Encantos” tem como principal proposta a orientação sobre hábitos de higiene corporal, alimentação saudável e sobre os hábitos bucais deletérios, considerando-se que os mais incidentes são a sucção de dedo, uso de chupeta e mamadeira. Utilizará estratégias de sensibilização por meio de atividades lúdicas de forma a tornar a abordagem com crianças em idade pré-escolar mais dinâmica e de fácil entendimento. Para o desenvolvimento das ações serão realizadas, em Centros Municipais de Educação Infantil do município de Alfenas/MG (CEMEIs), atividades como contação de histórias, jogos, brincadeiras em grupo e teatro de fantoches visando desenvolver a capacidade reflexiva das crianças como também auxiliar no desenvolvimento cognitivo e motor. As abordagens serão realizadas pelos acadêmicos do curso de Odontologia da UNIFAL-MG, bem como pelos coordenadores das ações. O desempenho do projeto estará relacionado com a colaboração dos cuidadores dos CEMEIs e com a participação dos pais ou responsáveis no reforço das ações desenvolvidas.

Objetivos
- Auxiliar o desenvolvimento da capacidade reflexiva, cognitiva e motora; - Promover saúde às crianças de forma educativa, por meio de ações lúdicas e criativas; - Incentivar pais e cuidadores a contribuir para uma saúde bucal de qualidade e sensibilizá-los a respeito de hábitos saudáveis, a fim de que isso reflita em benefícios para as crianças; - Orientar as crianças sobre alimentação saudável; - Motivar os pais sobre a importância de sua participação durante todo o processo de construção do conhecimento da criança, para o qual o carinho, a compreensão e a prudência são essenciais; - Capacitar os acadêmicos de Odontologia a realizar atividades específicas para o público-alvo em questão e a lidar com as adversidades que eventualmente surgirão; - Proporcionar aos acadêmicos participantes do projeto uma visão geral de saúde desse público alvo, estimulando um envolvimento humanístico.

Justificativa
Na fase adulta as barreiras relacionadas às mudanças de comportamento são bem maiores. Quanto mais precocemente os comportamentos saudáveis forem inseridos no contexto da criança, maior será a probabilidade da mesma na manutenção da estabilidade da saúde ao longo dos anos. (VENÂNCIO et al., 2011). Isso é uma estratégia para diminuir os custos de saúde uma vez que previne a doença e evita os tratamentos onerosos (DE SOUZA et al., 2010). A educação em saúde, como prática social voltada para o coletivo representa uma importante possibilidade de ampliação das práticas de promoção de saúde bucal no espaço público, sendo a creche o local caracterizado como um dos mais adequados para o desenvolvimento das ações. (VENÂNCIO et al., 2011). Além disso, as crianças colocam o aprendizado em prática se este for relacionado com pessoas que tem um significado para elas. Assim, pais e responsáveis tornam-se referência de práticas relacionadas com a saúde. Por isso, é imprescindível motivar os pais para que se conscientizem da real importância desta para a saúde geral e bucal de seus filhos. (MASSONI et al, 2010)

Beneficiário
O Projeto de atenção e cuidado as crianças será realizado em dois Centros Municipais de Educação Infantil: CEMEI Professora Verenice da Silva Csizmar- Lago Azul e CEMEI Professora Isolina Barbosa Elias - Os Canarinhos, localizados no município de Alfenas/MG.