DIMENSÕES AFRICANAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS

Apresentação
No segundo ano, após ser reformulado, o projeto Dimensões africanas nos materiais didáticos tem como objetivo pesquisar materiais literários e lúdicos com temáticas africanas para planejar, desenvolver e avaliar propostas de atividades de ensino com materiais didáticos com temáticas africanas juntamente com discentes dos cursos de licenciatura da UNIFAL-MG e professores da educação básica da região sul-mineira. Com estas atividades pretendemos contribuir com a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, desenvolver o conhecimento da história e das culturas africanas e contribuir com a superação de estereótipos na perspectiva da educação das relações étnico-raciais na educação básica.

Objetivos
- Desenvolver propostas de atividades de ensino, pesquisa e extensão de caráter interdisciplinar e com vistas à formação inicial dos discentes dos cursos de licenciatura da UNIFAL-MG e continuada dos profissionais que atuam nas instituições de educação básica da região do Sul de Minas Gerais. - Com esta formação inicial e continuada, prevista nas diretrizes curriculares nacionais, contribuir para a aplicação das Leis 10639/03 e 11645/08 a médio e longo prazo, uma vez que acreditamos que as atividades a serem desenvolvidas poderão impactar os estudantes das escolas da região sul-mineira. - Promover atividades com materiais didáticos com temáticas africanas, que objetivem o conhecimento da história e das culturas africanas e com isso contribua com a superação de estereótipos na perspectiva da educação das relações étnico-raciais; - Pesquisar, desenvolver e avaliar materiais didáticos com temáticas africanas, tais como: livros de literatura infantil e juvenil, brinquedos e jogos; - Desenvolver e divulgar uma base de dados de propostas de atividades de ensino com materiais didáticos a ser hospedada em site da internet junto ao portal da UNIFAL-MG; - Atingir um maior número de profissionais da educação atuantes na região do Sul de Minas Gerais com a divulgação, apreciação e avaliação das propostas de ensino com temáticas africanas desenvolvidas com discentes das Licenciaturas da UNIFAL-MG; - A partir das experiências de trabalho de pesquisa e desenvolvimento de propostas de ensino com materiais didáticos com temáticas africanas, produzir trabalhos acadêmicos para apresentação em eventos e revistas de extensão, ensino e pesquisa.

Justificativa
Há mais de uma década as leis 10.639/03 e 11.645/08 representam um passo extremamente importante para a democratização do ensino na sociedade brasileira. Fruto de um longo processo de luta social dos movimentos negro e indígena, os dispositivos legais ressaltaram a importância dos estudantes reconhecerem as contribuições sociais, políticas, econômicas e culturais dos afrodescendentes e dos indígenas na construção da nação brasileira. Especificamente com relação aos estudos africanos, o campo tem crescido no Brasil, bem como uma produção didática e paradidáticas (inclusive de materiais literários). Com o objetivo de contribuir para a efetivação do ensino de história da África, e, especialmente, contribuir com o desenvolvimento de uma abordagem pedagógica que reconheça a diversidade étnico-racial brasileira, a presente proposta irá incidir sobre os conteúdos relacionados às temáticas africanas veiculados em materiais literários e lúdicos. A presente proposta reformulada no ano de 2017, retoma as atividades do projeto Dimensões africanas nos livros infantis e juvenis, desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2014. Tendo em vista as experiências anteriores, propomos para a fase atual pesquisar materiais literários e lúdicos com temáticas africanas para planejar, desenvolver e avaliar propostas de atividades de ensino juntamente com licenciandos da UNIFAL-MG e professores da educação básica da região sul-mineira, alargando assim o número de profissionais da educação beneficiários do projeto. No ano de 2017, foram duas as instituições que aceitaram ser parceiras do projeto. Foram elas: o Centro Educacional N.S. da Rosa Mística e a E.E. Dr. Napoleão Salles. A realidade educacional das duas instituições difere a partir dos objetivos de seus atendimentos. Enquanto que a E.E. Napoleão Salles é uma instituição de ensino integrada ao sistema educacional do estado de Minas Gerais e atende crianças, jovens e adultos nos níveis do ensino fundamental, Médio e EJA; o C.E. N.S. da Rosa Mística é uma instituição de cunho filantrópico, onde são atendidas 120 crianças e adolescentes, entre os 6 e 14 anos de idade, nos horários alternados aos das escolas que frequentam. Nesta instituição, além de reforço com os conteúdos escolares, há outras atividades de recreação. A carência de atividades cotidianas que promovam reflexão e conhecimento a respeito da contribuição afrodescendente para a história de nosso país foi, infelizmente, a principal conclusão dos trabalhos no ano de 2017, algumas ações são realizadas em datas comemorativas, como o 13 de maio e o 20 de novembro. Nesse sentido, nem as crianças e adolescentes afrodescendentes e nem aquelas que não são não conseguem reconhecer essa contribuição como um legado histórico significativo, porém esse não reconhecimento impacta mais as primeiras, que acabam sofrendo com a baixa autoestima e alguns casos foram relatados ao longo das atividades. Por outro lado, a dificuldade de envolver os profissionais da educação nas atividades foi outra constante. Em que pese todas as suas atribuições, o fator mais importante para essa dificuldade identificada está no processo de sua formação, no qual não foi trabalhada a importância do reconhecimento da diversidade social de nosso país. A ideia entre eles é sempre a respeito da obrigatoriedade da Lei de ensino da história e cultura afro, mas não o reconhecimento da importância social advinda da promulgação da Lei. Isso faz com que o processo de trabalho seja mais moroso e exige que os discentes bolsista e voluntários tenham que se responsabilizar pela aplicação direta das atividades. Além do mais, alguns desses profissionais também são afrodescendentes e aparentam ter uma trajetória de vida marcada pela baixa autoestima, o que impede, em alguns casos, também esse reconhecimento. Acreditamos que o trabalho a ser realizado no ano de 2018, a partir das experiências bem e malsucedidas no ano de 2017, poderá ensejar uma contribuição no desenvolvimento de propostas de ensino a serem divulgadas aos professores das escolas da região sul-mineira, uma vez que parte do grupo de estudantes permanecerá e poderá produzir as propostas com base na experiência empírica. Desta forma, os professores convidados a apreciarem o material produzido poderão contribuir com novos conhecimentos a partir de suas experiências profissionais. A comparação entre as respostas destes docentes com o trabalho realizado nas duas instituições supracitadas ajudará a compor as atividades a serem desenvolvidas no ano de 2019. Além disso, o trabalho direto com materiais didáticos com temáticas africanas irá oportunizar aos licenciandos experiências teóricas e empíricas que fomentarão uma produção a respeito da potencialidade dos materiais como produtores de conhecimento acadêmico, escolar e social. Neste sentido, foram produzidos três artigos acadêmicos a partir das experiências desenvolvidas no ano de 2017 (sendo que um está no prelo e os demais em processo de avaliação - ver anexo).

Beneficiário
Discentes de licenciatura da UNIFAL-MG. (Em 2017, envolveram-se no projeto 10 discentes, sendo 1 discente de Ensino Médio com bolsa Fapemig de IC Jr. Pretendemos que em 2018, o número ao menos se mantenha). Profissionais da educação das escolas da região do Sul de Minas Gerais e seus estudantes.