A RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA E OS AVANÇOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

Apresentação
O curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas, desenvolve suas atividades na Unidade Educacional Santa Clara, com o objetivo de ampliar as relações com as escolas que se encontram próximas a Universidade, foi realizado um diálogo com a gestão da Escola Municipal Teresa Paulino e chegamos a um acordo em desenvolvermos em parcerias, um projeto de extensão que por meio da alfabetização cartográfica, processo de responsabilidade dos professores do Ensino Fundamental I, possa contribuir no aprendizado das crianças do 5º ano, e na formação continuada dos professores da escola e dos professores da universidade.

Objetivos
1. Aproximar a EM Teresa Paulino da Costa a Unifal- Unidade Educacional Santa Clara, para que os alunos já no Ensino Fundamental, passem a ter contato com a Universidade Pública; 2. Manter o diálogo com as escola pública e seu cotidiano, elemento essencial para cursos de Licenciaturas; 3. Desenvolver e avançar em metodologias de ensino sobre Alfabetização Cartográfica e Geografia Escolar; 4. Contribuir com a formação continuada dos professores da educação básica e do ensino superior; 5. Contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos 5° anos.

Justificativa
As pesquisas na área de Ensino de Geografia mostram como resultados que grande parte dos professores do Ensino Fundamental I possuem dificuldades em trabalhar com alfabetização cartográfica com seus alunos e um dos fatores responsáveis por esta dificuldade é a formação inicial. Os cursos de Pedagogia são obrigados a tratarem diversos e importantes temas e para atender todos alguns acabam tendo pouco tempo de trabalho, não preparando o futuro professor para realizar o processo de Alfabetização Cartográfica com seu aluno. Com base neste diagnóstico reforçamos a necessidade de se desenvolver projetos de extensão que pensem em uma formação continuada para trabalhar alfabetização cartográfica em um formato em que as atividades serão planejadas e aplicadas em parceria com as professoras regentes, trabalhando desta forma não só a teoria da Alfabetização Cartográfica, mas também aplicando atividades práticas e analisando o processo ensino aprendizagem dos alunos.

Beneficiário
Alunos dos 5º anos ( duas turmas), professores regentes e professores e alunos da universidade.