INICIANDO O ESPANHOL

Apresentação
O projeto tem como principal objetivo inserir os alunos universitários em escolas públicas locais de ensino médio para introdução de noções básicas de espanhol evidenciando a importância do conhecimento e domínio desse idioma. A transmissão dos conhecimentos básicos será feita por meio da música, além de jogos e brincadeiras aos alunos do ensino médio de modo a incentivar a busca pelo aprendizado. O desenvolvimento do projeto contará também com a ministração de palestras e cursos. O idioma já faz parte do currículo escolar das escolas de ensino fundamental e médio, daí sua relevância. A aplicação será feita por um aluno bolsista selecionado entre os alunos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE). Esse aluno deverá ter domínio da língua para auxiliar uma equipe de cinco alunos voluntários, que juntos levarão o projeto até as escolas públicas. O BICE conta com alunos que já participaram de intercâmbio e até mesmo nativos, facilitando a escolha do bolsista.

Objetivos
Promover maior contato dos alunos envolvidos no projeto com a língua espanhola; Promover o exercício de cidadania de todos os atores envolvidos no projeto; Contribuir para a atividade de extensão da UNIFAL/MG ressaltando sua função social; Despertar o interesse dos alunos universitários e do ensino médio pelo conteúdo proposto no treinamento e sua aplicação prática na vida profissional; Conscientizar os alunos da importância da qualificação profissional na busca de um emprego; Apresentar a UNIFAL/MG para a comunidade varginhense; Incentivar os alunos a serem mais ativos na busca do aprendizado por idiomas que não inclui somente o espanhol, colocando-os frente a outros idiomas como inglês, francês, alemão, dentre outros.

Justificativa
Em um mundo globalizado o domínio de línguas estrangeiras é um instrumento cada vez mais essencial. É importante para a cultura, negócios e política destacando-se como elemento diferencial na conquista de um emprego por um aluno universitário recém-formado. No mundo da informação, a falta de domínio de um segundo ou terceiro idioma pode trazer grandes dificuldades de inserção no mercado de trabalho e conservação do emprego. Hoje as empresas, cada vez competitivas, buscam por profissionais cada vez mais qualificados. Dominar outros idiomas não é mais desejável e sim um pré-requisito. Dentre as línguas mais usadas e estudas em todo o mundo está o espanhol. Classifica-se como a quarta língua mais falada mundialmente, superada apenas pelo inglês, mandarim e hindu. Estima-se que 400 milhões de pessoas fazem uso desse idioma. O espanhol é considerado, ainda, a segunda língua mais usada nos negócios tornando-se, dessa forma, um veículo de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio mundial, em competições esportivas, turismo, encontros entre líderes políticos mundiais, além de congressos nas mais diversas áreas do conhecimento. Os acordos econômicos de serviços e produtos entre o Brasil e países latinos como Bolívia, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, México, Venezuela e Chile é um motivo forte para valorização da língua espanhola. Como se vê o Brasil é o único país com um idioma diferente. Sob esta perspectiva, é necessário o aprendizado e entendimento cultural e social visando melhorar o relacionamento e unificação entre países latino-americanos afastando dessa forma qualquer reação de hostilidade entre os envolvidos, seja no campo político, econômico e até mesmo no do turismo. Dessa forma é possível mostrar que há a possibilidade de entrelaçar a identificação de países que sofreram historicamente uma colonização Europeia, ressaltando o nacionalismo e a história dos latino-americanos como um todo. Quando se fala em espanhol, vale ressaltar que o domínio dessa língua também abre um vasto leque de oportunidades culturais. A riqueza e diversidade cultural dos vizinhos latinos, que se estende pelo mundo das artes, literatura, cinema e esportes, tem aumentado o interesse das pessoas pela língua espanhola. Para estabelecer um intercâmbio cultural proveitoso é fundamental ter um conhecimento razoável do idioma e evitar o pensamento comum de que, por saber o português, pode-se compreender o espanhol sem grandes dificuldades. Se a integração comercial e profissional com os países vizinhos já é motivo suficiente para despertar o interesse pela aprendizagem do espanhol, a importância acadêmica e cultural desta língua reforça a necessidade de inclui-la no currículo. Em áreas como Direito, Economia, Engenharia e Medicina, os cursos de pós-graduação possuem extensas bibliografias em espanhol.

Beneficiário
Os potenciais beneficiários desta ação são estudantes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de Varginha/MG.