ALEITAMENTO MATERNO: COMO INCENTIVAR

Apresentação
A amamentação é caracterizada por uma interação complexa e influenciada por diversos fatores entre a mãe e o bebê. Para a criança pode existir uma interferência em seu estado nutricional, em sua fisiologia, seu desenvolvimento emocional e cognitivo, além de afetar seu estado de saúde a longo prazo. Para a mãe a amamentação envolve aspectos de sua saúde física e mental(WHO,2007). Durante a gestação deve haver um preparo para a amamentação por meio de orientações efetivas para ajudar a esclarecer as dúvidas das mulheres, principalmente, para as mães de primeiros filhos, pois “(...)o aleitamento materno deixou de ser uma prática universal, gerando muitas vezes divergência entre a expectativa biológica da espécie e a cultura”(GIUGLIANI,2004,p.1).A duração média da amamentação em seres humanos é de dois a três anos, sendo que essa faixa de tempo foi sugerida após estudos e informações coletadas de sociedades primitivas e textos antigos e evidências bioquímicas (BRASIL,2013).

Objetivos
Caracterizar as puérperas de dois bairros do município; Levantar dados relativos às condições de assistência pré, peri e pós natal da clientela; Conhecer e descrever as crenças familiares sobre Aleitamento Materno; Realizar ações de Intervenção para nutrizes e bebês com idade até seis meses; Realizar ações de educação em saúde sobre Aleitamento Materno para gestantes; Implementar ações de atualização sobre Aleitamento Materno para profissionais e alunos. Monitorar os índices de Aleitamento Materno na população do município.

Justificativa
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. Nesse ano, a Semana Mundial da Amamentação – SMAM 2016, ALEITAMENTO MATERNO PRESENTE SAUDÁVEL, FUTURO SUSTENTÁVEL, destaca que podemos alcançar o desenvolvimento sustentável através da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Os ODS foram criados a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e cobrem uma gama de questões sobre ecologia, economia e equidade. Os novos ODS aspiram combater as causas da pobreza e oferecer uma visão de desenvolvimento que funcione para todas as pessoas em todos os lugares. O aleitamento materno exclusivo garante muitas vantagens para o binômio mãe e filho, desde o ponto de vista nutricional contendo os componentes adequados e com a biodisponibilidade ideal para o desenvolvimento do lactente; como do ponto de vista da proteção que a espécie especificidade do leite humano confere, além dos aspectos emocionais, sociais e de prevenção de doenças na vida adulta, entre outros. Com a intenção de incentivar o aumento das taxas de Aleitamento Materno, bem como a sua duração, no município esse Projeto busca promover um trabalho articulado em rede, com foco na Atenção Básica, além de capacitar acadêmicas de enfermagem para o Manejo Clínico da amamentação. Nesse projeto é desenvolvido um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da amamentação, a prevenção do desmame precoce, o diagnóstico e tratamento das intercorrências para nutriz e bebê, e o restabelecimento da amamentação, se necessário.

Beneficiário
Nutrizes e recém-nascidos do Bairro Itaparica, equipe de saúde da Família Itaparica.