CAMPANHA SETEMBRO AMARELO 2018

Apresentação
O evento foi idealizado em virtude do dia 10 de setembro ser comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o mês de setembro (Setembro amarelo) ser dedicado às ações de prevenção ao suicídio. Outro fato é que diante de tantos casos na Instituição, faz-se necessário debater o tema e construir coletivamente ações que possam minimizar o problema. Desde 2015, temos realizado um evento multiprofissional durante a data para instigar o debate sobre o tema.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Os dados em termos de Brasil, derivam de um estudo realizado sob o auspício da Organização Mundial da Saúde, na área urbana do município de Campinas. Nesse estudo, a partir de listagens de domicílios feitas pelo IBGE, 515 pessoas foram sorteadas e entrevistadas face-a-face por pesquisadores da Unicamp. Apurou-se que, ao longo da vida, 17,1% das pessoas “pensaram seriamente em por fim à vida”, 4.8% chegaram a elaborar um plano para tanto, e 2,8% efetivamente tentaram o suicídio. De cada três pessoas que tentaram o suicídio, apenas uma foi, logo depois, atendida em um pronto-socorro (Botega e cols., Rev. Bras. de Psiquiatria, 2005). Esses dados conformam uma espécie de iceberg no qual uma pequena proporção do chamado comportamento suicida chega a nosso conhecimento.

Beneficiário
O máximo de pessoas alcançadas nas atividades realizadas durante o mês. No evento do ano passado, alcançamos em média 700 pessoas