ENSINAR A LER, APRENDER A AVALIAR: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS HABILIDADES DE LEITURA

Apresentação
O curso "Ensinar a Ler, Aprender a Avaliar: avaliação diagnóstica de habilidades" é voltado para professores da Rede Municipal de Alfenas, especialmente aqueles que lidam com a Alfabetização e os professores de Língua Portuguesa nas classes de 3º ano do ensino fundamental. Abordará as noções de avaliação e proporá um modelo inovador para a sala de aula: a avaliação diagnóstica de habilidades. Está em acordo com a BNCC e ensinará os professores a elaborar atividades a partir das habilidades descritas na Base Nacional. Trata-se de uma demanda da própria Secretaria Municipal de Educação.

Objetivos
Desenvolver com os professores um programa de avaliação diagnóstica que possa ser implementado em suas respectivas escolas; Tratar de questões relevantes como a interpretação dos resultados da avaliação externa (ANA/PROVA BRASIL/SIMAVE); Ações de intervenção pedagógica; Agrupamentos temporários; Tratamento do Livros Didático frente aos temas anteriormente abordados.

Justificativa
O desempenho dos estudantes brasileiros em leitura tem sido atestado pelas avaliações em larga escala há um bom tempo como muito baixo. Com o objetivo de reverter esse quadro, será oferecido o curso aos professores da Rede Pública Municipal de ensino da cidade de Alfenas, com vistas à implementação de um programa de avaliação mais consistente que dê conta de acompanhar e incentivar as aprendizagens dos alunos da educação básica. Além disso, com a chegada da BNCC às escolas, especialmente neste ano de 2019, com os novos livros didáticos que incorporam a Base em suas atividades, faz-se necessária a atualização do corpo docente para melhor aproveitamento dos recursos pedagógicos disponíveis.

Beneficiário
Professores do 3º anos do ensino fundamental, supervisora e profissionais de apoio, da rede pública municipal de Alfenas. A ação necessitará de alunos de graduação em Letras para autuarem como monitores durante o curso, se possível com concessão de bolsas.