OS DESAFIOS DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Apresentação
Esse curso surgiu da demanda de professores da rede publica do Sul de Minas Gerais que sentiram a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a Cartografia Escolar. A Linguagem Cartográfica é essencial para o ensino de geografia, pois é por meio da cartografia que representamos o espaço geográfico e conseguimos analisar os fenômenos de forma espacial. Muitas vezes os cursos de formação de professores de Geografia e de Pedagogia abordam a Cartografia de forma técnica e superficial, respectivamente. Desta forma esse curso visa proporcionar aos participantes e ao professor ministrante discutir e refletir sobre leitura de especialistas da cartografia escolar e de planejar e aplicar atividades que coloquem em práticas as teorias trabalhadas.

Objetivos
Trabalhar as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas; Entender os procedimentos que levam os professores e alunos a desenvolverem localização, análise, correlação e síntese dos instrumentos cartográficos; Levar os professores a se apropriar do eixo aluno leitor crítico e mapeador consciente no que se refere a cartografia escolar; Estimular o uso de diversas instrumentos cartográficos.

Justificativa
Muitos professores da educação básica sentem necessidade de se aperfeiçoar, para enfrentar os desafios que são contantes no processo ensino aprendizagem. Trabalhar a linguagem cartográfica articulada ao ensino de geografia é um desses desafios. Esse curso nasce da demanda de professores da rede que buscaram formação continuada em parceria com a universidade pública.

Beneficiário
Professores da rede pública do Sul de Minas Gerais e professor ministrante da Universidade Federal de Alfenas