PROGRAMA CONSTRUINDO CIDADÃOS

Apresentação
Trata-se de um Programa vinculado à UNIFAL-MG desde o ano de 2007, de natureza educação em saúde. Oferece amplas experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento das áreas física, mental, social e cultural e espiritual para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 15 anos. As ações executadas em cada projeto, evento e curso apresentam o eixo norteador da educação, preservação meio ambiente, promoção da saúde e prevenção de doenças proporcionando a melhoria na qualidade de vida. O processo ensino – aprendizagem é adequado as respectivas faixas etárias para uma apreensão eficaz dos ensinamentos. Acreditamos que a participação efetiva das crianças e adolescentes nas ações propostas em cada ação extensionista possibilitará uma aplicação das experiências apreendidas em sua vida prática e também poderá contribuir para ser um agente multiplicador de informações em sua família e comunidade contribuindo para a construção da cidadania.

Objetivos
-Edificar na vida das crianças e adolescentes uma apreciação saudável e cuidado pela natureza ao participarem de atividades ao ar livre (acampamentos, caminhadas, ensinamentos sobre a fauna, flora e preservação da natureza); - Estimular as crianças e adolescentes a cuidarem de seu corpo e estabelecerem hábitos de vida saudáveis; - Ensinar habilidades específicas e hobbies que trarão maior satisfação à vida e ocupação do tempo com realizações proveitosas; - Oferecer oportunidade para o desenvolvimento do espírito de liderança, levando-os a apreender as lições de obediência, disciplina, respeito ao outro, trabalho em equipe e preservação do patrimônio e desenvolvimento do patriotismo;

Justificativa
O revigoramento da mente e do corpo por meio da promoção da saúde, a busca de um espírito altruísta, promoverão estímulos para o crescimento pessoal e agirão como um escoadouro para energia irrequieta presente na criança e no adolescente, que com tanta frequência é uma fonte de perigos destrutivos à vida. Assim, uma atenção direcionada às crianças e aos adolescentes com princípios saudáveis, éticos e morais, utilizando agentes capacitados - profissionais e acadêmicos dos respectivos projetos de extensão e maior alocação de recursos possibilitarão compreender a infância e adolescência como momentos singulares do processo de crescimento e desenvolvimento, constituindo-se fatores imprescindíveis para a construção da cidadania.

Beneficiário
Graduandos de várias áreas de conhecimento e crianças e adolescentes na faixa etária de seis a quinze anos, independente de sexo, raça, credo religioso, cor e nível sócio-econômico e suas respectivas famílias, inscritos nos Clubes de Aventureiros (6 a 9 anos) e Desbravadores (10 a 15 anos).