O MEIO AMBIENTE E O CIDADÃO

Apresentação
Este projeto de Educação Ambiental será desenvolvido junto ao Clube de Aventureiros Vagalume e Clube de Desbravadores Luzeiro dos Lagos. Nele, as atividades pedagógicas levadas a cabo objetivarão o fortalecimento da consciência ecológica em cada mente infantojuvenil abrangida pela iniciativa. Sob este propósito, desenvolverá uma série de atividades educativas ocupadas com o repasse de informação sobre os temas situados na interface sociedade/natureza. Sob esta perspectiva, organiza ações coletivas e lúdicas juntamente com estes parceiros, promovendo os princípios da preservação ambiental junto aos lares envolvidos com o projeto. Paralelo a conscientização e as diversas atividades exploradas para ensino e aprendizagem (música, aulas expositivas, passeatas, campanhas de conscientização e visitas dirigidas entre outros), elegerá a revisão do consumo domiciliar de água e energia elétrica de cada família abrangida em sua execução com o propósito de estabelecer uma base concreta de ação.

Objetivos
- incentivar em cada participante do projeto o compromisso com a cidadania e com o aprimoramento de suas faculdades para seu futuro exercício profissional; - dinamizar as atividades de ensino através da utilização de estratégias lúdicas como música, poemas e produção artística discente; - promover a construção do conhecimento através da difusão da temática ambiental; - desenvolver um cronograma de ações ocupadas com assimilação das informações trabalhadas; e - avaliar as transformações ocorridas no dia a dia das pessoas abrangidas pelo projeto através de entrevistas e mensuração do consumo de água e energia.

Justificativa
Como já foi mencionado anteriormente, o homem e o meio ambiente do planeta vivem um momento de expectativa ante as mudanças ambientais em curso, por isso, a sociedade tem-se despertado para a importância desta questão, principalmente em localidades que atravessam um período de mudanças ocasionado pelo incremento de suas atividades econômico-produtivas como é o caso do município de Alfenas; pois, se por um lado o momento econômico demonstrase promissor, por outro, a demanda pelos recursos naturais tende a aumentar, promovendo um consequente aumento na geração de efluentes e na incorporação de áreas, trazendo preocupação quanto ao futuro próximo e inquietação no presente; exigindo da comunidade local atitudes que promovam a harmonização das ações do presente com a perspectiva do amanhã. Face a este desafio, entende-se que o encaminhamento desta questão aliado ao repasse de informações promovido pelo projeto, colabora com os esforços despendidos em favor da mudança e da conscientização da sociedade, assumindo destacada relevância, pois como mencionam TUNDISI & SCHIEL (2002, pág. 16) a "transferência de conhecimento acadêmico para a sociedade não é uma tarefa fácil e o uso de diversas metodologias deve ser promovido e intensificado com esta finalidade". Uma vez que o presente projeto ocupa-se com a transferência de conhecimento com o propósito de fortalecer em cada mente a importância da preservação da vida (natureza e sociedade), entende-se que o seu desenvolvimento cooperará com a correção dos equívocos praticados pela população alfenense contra seus recursos naturais e contra a manutenção de sua qualidade de vida.

Beneficiário
Crianças e Adolescentes atendidos pelos Clubes de desbravadores Luzeiro dos Lagos e Clube de Aventureiros Vagalume.