XADREZ NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Apresentação
O presente projeto consiste em proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas, o contato com o jogo de xadrez como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico. O projeto será desenvolvido no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza por meio de encontros semanais extra-classe no período matutino. Inicialmente serão ministradas aulas presenciais para duas turmas de 10 alunos visando contato inicial com o jogo. Após estes contato inicial haverá a orientação e o acompanhamento individual para explorar seus pontos fortes e corrigir os pontos fracos. O projeto tem como resultados esperados um ganho de desempenho dos alunos em disciplinas que usam raciocínio lógico (Matemática e Ciências).

Objetivos
- Levar aos alunos o aprendizado do jogo de xadrez e desenvolver habilidades avançadas do jogo; - Desenvolver habilidades de caráter pessoal com o auxílio do jogo; - Auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos participantes em disciplinas que exigem raciocínio lógico.

Justificativa
O xadrez é um jogo que envolve muita estratégia, para todos os jogadores, em qualquer nível, estes conseguem desenvolver habilidades de percepção de espaço e de tempo, que podem considerar mais e melhor as opções possíveis. Isso como resultado pode ser refletido na vida pessoal do aluno, e além de tudo, proporciona um momento de lazer para os praticantes de xadrez. Como o xadrez pode contribuir em inúmeras habilidades no ser humano, um dos resultados principais seria o ganho de desempenho em disciplinas que usam o raciocínio lógico, como matemática. A direção do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza está iniciando um projeto interdisciplinar envolvendo professores e alunos do Ensino Fundamental. A escola tem como temas transversais o aprendizado das artes, literatura e raciocínio lógico. Neste contexto, o presente projeto vem de encontro com o interesse da escola agregando valor ao aprendizado de raciocínio lógico com o auxílio do jogo de xadrez.

Beneficiário
Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.