EDIÇÃO E FORMATAÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

Apresentação
No curso “Edição e Formatação de textos acadêmicos”, por meio de encontros presenciais, objetiva-se auxiliar aos inscritos a editarem e formatarem suas produções textuais técnico-científicas. Para tanto, serão abordados tópicos caros a essas atividades, como a elaboração de sumários, criação e edição de tabelas e quadros, paginação e construção de banco de dados. Além disso, ao longo do curso, serão abordados tópicos linguísticos de construção do texto, como a estrutura argumentativa de seções que compõem o texto acadêmico, a saber: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Objetivos
Pretende-se especificamente: (i) disponibilizar aos inscritos um arcabouço teórico-metodológico de edição de textos acadêmicos; (ii) discutir sobre possíveis variações e desvios em produções técnicas; (iii) apresentar detalhadamente a estrutura formal de textos acadêmicos; (iv) criar e editar banco de dados para referências bibliográficas.

Justificativa
O curso justifica-se pela importância de se popularizar o conhecimento acerca da escrita científica, sobretudo entre acadêmicos cuja formação não seja centrada necessariamente em questões estritamente linguísticas. Além disso, como o público-alvo previsto não se restringe apenas a alunos da graduação, poderão ser beneficiados alunos de cursos de pós-graduação (latu e strictu senso).

Beneficiário
O curso em questão destina-se a comunidade acadêmica interna e externa da Unifal-MG