PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
O Projeto de Extensão Universitária intitulado Primeiros Socorros, através dos pilares de ensino e pesquisa, possui como principal finalidade o atendimento básico de vida, ou seja, a emergência pré-hospitalar, enfatizando o desenvolvimento de habilidades de prestador de socorro por meio do aprendizado teórico-prático de procedimentos emergenciais e atualizados aplicadas às vítimas de tramatismos e de mal-estar repentino. As ações propostas pelo projeto se destinam a melhoria da sobrevida e ao atendimento rápido e especializado á vitimas, uma vez que as medidas de primeiros socorros se fazem necessárias devido aos riscos e perigos que são inerentes a qualquer atividade humana.

Objetivos
Estimular a aquisição de uma melhor desenvoltura pelo acadêmico e o desenvolvimento de habilidades na prestação de primeiros socorros pelo público-alvo. Realizar revisão bibliográfica dos temas a serem abordados nas atividades educativas.

Justificativa
As técnicas de primeiros socorros são indispensáveis às vítimas de agravos, fazendo a diferença entre o óbito e a continuidade da vida, e isso só é possível quando há pessoas treinadas capazes de conduzir a situação com competência e serenidade até a chegada de uma equipe especializada. Sendo assim, justifica-se a realização das ações educativas do projeto Primeiros Socorros, que visam o desenvolvimento de habilidades em prestação de socorro por meio do aprendizado teórico e prático de procedimentos imediatos e atualizados aplicadas às vítimas de traumatismos e de distúrbio clínico súbito.

Beneficiário
Instrutores e atiradores do TG 04-004 de Alfenas-MG. Crianças da Escola Estadual Coronel Jose Bento, alunos e servidores da UNIFAL-MG, funcionários da Empresa Ipanema Agrícola S/A e alunos do curso de Farmácia e Enfermagem da UNIFAL-MG.