“A RELAÇÃO DA CRIANÇA COM A LEITURA E A ESCRITA: APONTAMENTOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Apresentação
A proposta do presente curso denominado “A relação da criança com a leitura e a escrita: apontamentos acerca da alfabetização e do letramento na educação infantil” teve como motivação uma solicitação apresentada pelas coordenadoras da educação infantil junto à Secretaria Municipal de Alfenas referente à busca por um curso que pudesse tratar das questões envolvendo alfabetização e letramento junto às professoras e supervisoras que trabalham com crianças de 4 e 5 anos de idade atendidas pelas pré-escolas do município.

Objetivos
Compreender o processo de construção histórica da área de alfabetização no Brasil e seus determinantes; conhecer e identificar os elementos que compõem o percurso de construção pela criança para a aquisição da leitura e da escrita; compreender o conceito de letramento e sua abordagem na alfabetização; construir propostas de alfabetização por meio de projetos didáticos.

Justificativa
Discutir alfabetização e letramento se apresenta como um grande desafio, pois a questão da alfabetização sempre esteve atrelada à necessidade de superar o fracasso escolar que, historicamente, exclui e marginaliza muitas crianças e futuros jovens de uma aprendizagem efetiva da leitura e da escrita. Aprender a ler e escrever são tarefas importantíssimas numa sociedade grafocêntrica como a nossa e também confere dignidade/cidadania aos sujeitos que passam a fazer uso desse bem simbólico. Os cursos de formação inicial possuem uma responsabilidade muito grande nessa formação desses futuros professores que terão o desafio de trabalhar a leitura e a escrita desde a educação infantil e sua consolidação nos anos iniciais do ensino fundamental. Da mesma forma, os cursos de formação continuada também podem contribuir com aquelas profissionais que já atuam, pois não há respostas prontas aos dilemas enfrentados na prática, mas elas precisam ser construídas por meio de reflexões, estudo e planejamento a partir de uma base teórica sólida que possa iluminar a prática. A formação continuada dos professores da educação básica, especificamente, dos profissionais que atuam na educação infantil encontra-se entre as metas do Ministério da Educação explicitadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para garantir educação de qualidade, centrada no aprendizado do educando. A criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica é uma das respostas a esse compromisso.

Beneficiário
Profissionais da educação infantil (supervisoras, coordenadoras, professoras) e estudantes da graduação.