CUIDAR DE QUEM CUIDA

Apresentação
A dedicação total à criança com deficiência faz com que as mães passem a focar apenas no bem-estar do filho e negligenciem suas próprias necessidades, deixando sua saúde física e mental em segundo plano. Diante disso, é essencial o apoio de pessoas e instituições ao seu entorno. Mães de crianças com deficiência que possuem suporte físico e emocional e que conseguem dedicar algum tempo a si ficam mais seguras e dispostas e conseguem prover seus cuidados com maior qualidade. Este projeto partiu do intuito das mães e cuidadores poderem aproveitar o tempo de espera pelos filhos nas sessões de fisioterapia para praticarem atividades físicas e participarem de rodas de conversa, a fim de amenizar a sobrecarga física e emocional e proporcionar melhora da qualidade de vida. As atividades acontecerão na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL no mesmo momento em que as crianças estiverem recebendo tratamento fisioterapêutico.

Objetivos
- Construir uma rede de apoio para mães de crianças com deficiência. - Proporcionar um espaço de fala e escuta de mães de crianças com deficiência - Auxiliar o participante a desenvolver capacidade reflexiva sobre si e seu estado emocional; - Promover melhor qualidade de vida; - Estimular os participantes a desenvolverem pequenas atividades ao longo do dia a fim de diminuir a sobrecarga emocional e os níveis de estresse/ansiedade por meio de exercícios de respiração, de desligamento e relaxamento; - Auxiliar às mães a compreenderem o momento pelo qual estão passando e incentivar a busca de ajuda especializada sempre que necessário; - Possibilitar momentos de conversa, diálogo e aprendizado pertinentes à questão da saúde física e emocional; - Realizar parceria com o setor de dermatofuncional e promover ações voltadas ao cuidado da pele, beleza e autoestima. - Favorecer a construção de um saber multiprofissional e multidisciplinar através de relações acadêmicas entre discentes, docentes, comunidade e demais envolvidos em qualquer etapa de realização do projeto. - Favorecer uma formação acadêmica humanizada, voltada para o atendimento biopsicossocial. - Apoiar mães na valorização do autocuidado, de seus princípios e potencialidades. - Fortalecer vínculo entre instituição e mães.

Justificativa
Quando pensamos no modelo de cuidado biopsicossocial de uma criança com deficiência com certeza temos que incluir a condição emocional da mãe. A mãe, frequentemente a principal cuidadora, sente a necessidade do apoio da família e da atitude de escuta como suporte emocional e prático para seu convívio e cuidado com o filho deficiente. Diante disso, é essencial o apoio de pessoas e instituições ao seu entorno. Um projeto que busque amenizar o desgaste das mães e cuidadoras é essencial para que essa mãe passe a acreditar em seus próprios recursos, aumentando assim a sua autoestima e diminuindo sua carga estressora (SÁ E RABINOVICH, 2006). É importante para as mães terem um momento para si, e também para entrar em contato com outras mães que se encontram na mesma situação para que haja uma troca de experiências. São mães especiais que precisam de cuidados especiais. A troca de informações e experiências é enriquecedora e fará com que as mães se sintam valorizadas, incluídas, amadas e mostrará que deve existir um tempo para si apesar de todas as dificuldades. Esta proposta de ação extensionista se justifica pelo fato de que mães com suporte físico e emocional, que se sentem amparadas e que conseguem dedicar algum tempo a si ficam mais seguras e dispostas e conseguem prover seus cuidados com maior qualidade.

Beneficiário
Mães de crianças com deficiência pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia da UNIFAL-MG. O projeto também estará aberto para atender demais mães e cuidadores que demonstrarem interesse em compor o grupo e possam comparecer as atividades nos dias e horários estabelecidos.