UM LIVRO, MUITAS LIÇÕES: QUESTÕES POLÍTICAS

Apresentação
O projeto “Um livro, várias lições: questões políticas” quer levar tanto para o público acadêmico, como também e em especial, para toda população interessada, um conjunto de propostas literárias que tratam do assunto “política” a partir de uma visão que tem na filosofia sua base mais presente. Buscando no rigor acadêmico uma visão crítica e formativa sobre a democracia brasileira e suas configurações atuais, o projeto se propõe a ajudar a construir perpectivas mais elaboradas em seus participantes.

Objetivos
• Estudar a política como ciência do bem comum. • Investigar as bases do republicanismo. • Analisar a economia como ciência humana e sua relação com a justiça social. • Analisar como as sociedades contratuais trataram conceitualmente o binômio Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. • Abordar a dinâmica da voz e do silêncio na democracia. • Discutir os significados e a distinção entre Direita e Esquerda no debate público.

Justificativa
De acordo com dados do Latinobarômetro , menos da metade dos brasileiros (42%) acompanha com alguma regularidade os acontecimentos relacionados ao governo e a política nacional. Dados desse mesmo instituto também preocupam, segundo um levantamento do ano passdo, somente um terço (32%) dos brasileiros preferem a democracia a qualquer outro tipo de governo e mais da metade (55%) estariam dispostos a abrir mão da democracia se os problemas econômicos fossem resolvidos. Informações que sugerem superficialidade no entendimento histórico-filosófico sobre a vivência política num público pouco acostumado à participação na política municipal, estadual e nacional. Assim, em resumo, a partir dos temas e obras escolhidas, o curso se justifica como um instrumento de formação política e crítica.

Beneficiário
Estudantes da Unifal e membros da comunidade externa