SE É BOMBA, UM DIA ELA ESTOURA.

Apresentação
Este projeto é uma importante ferramenta de conscientização de adolescentes, jovens e adultos sobre os riscos que estão expostos ao utilizarem substâncias ergogênicas, especialmente anabolizantes. Será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolve as áreas da farmácia e biomedicina, e levantará dados que demonstrarão o nível de conhecimento e utilização de substâncias ergogênicas e/ou anabolizantes por jovens e adolescentes no município de Alfenas-MG. Rodas de conversa e palestras educativas serão realizadas com o objetivo de se realizar a troca de informações sobre os anabolizantes e outras substâncias ergogênicas (conceitos, indicações, efeitos adversos e problemas ocasionados pelo uso inadequado).

Objetivos
- Educar os indivíduos sobre os esteróides anabolizantes androgênicos (EAA) e outras substâncias ergogênicas, englobando conceitos, indicações, efeitos adversos e problemas ocasionados pelo uso inadequado dessas drogas; e conscientiza-los quanto ao seu papel na população com relação à promoção da saúde; - Levantar dados relacionados ao perfil de conhecimento sobre anabolizantes e substâncias ergogênicas e perfil de usuários no município de Alfenas-MG; - Proporcionar aos universitários participantes desse projeto, a oportunidade de compartilhar com a sociedade o conhecimento adquirido na universidade, desenvolver e aprimorar a responsabilidade de um profissional da área da saúde.

Justificativa
Existem poucos estudos referentes ao uso de anabolizantes (EAA) e outras substâncias ergogênicas no Brasil, portanto, não existem dados epidemiológicos que indiquem a extensão do consumo dessas substâncias. Alguns indícios, no entanto, sugerem que o uso de EAA está crescendo entre os jovens pertencentes a diferentes classes sociais, podendo representar, em breve, um importante problema de saúde pública. Os meios de comunicação retratam, com certa frequência, o consumo dessas substâncias nas academias de musculação, relevando os efeitos colaterais graves decorrentes de seu uso abusivo. (IRIART; ANDRADE, 2002). Os anabolizantes chegam ao Brasil com muita facilidade e sem nenhuma fiscalização, provenientes dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Argentina, Uruguai ou Paraguai. De acordo com a Secretaria de Vigilância Sanitária, até hoje não há qualquer disposição legal ou regulamentar que imponha controle de comercialização e uso de tais substâncias, ou seja, o Brasil não tem legislação específica no controle sobre anabolizantes (LISE, 1999). O uso de anabolizantes e/ou substâncias ergogênicas têm sido frequentemente visto em academias, de forma exacerbada, por indivíduos que buscam uma melhor aparência em um pequeno espaço de tempo (SHAHIDI, 2001; VENÂNCIO et al, 2010). Este projeto torna-se uma importante ferramenta para a conscientização de adolescentes, jovens e adultos sobre os riscos que estão expostos ao utilizarem esses produtos. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolve as áreas da farmácia e biomedicina, levantaremos ainda dados que demonstrarão o nível de conhecimento da população com relação a essas substâncias e o perfil dos usuários no município de Alfenas. Os participantes do projeto serão conscientizados sobre a importância de uma companhamento profissional especializado sempre durante a utilização de qualquer substância ergogênica, visando a promoção da saúde e qualidade de vida. Os alunos envolvidos neste projeto terão a oportunidade de desempenhar um trabalho em equipe multidisciplinar e conhecer a importância da participação do profissional da área da saúde na sociedade, tentando sempre buscar o diagnóstico e os meios de prevenção, acompanhamento e/ou erradicação dos problemas de saúde pública.

Beneficiário
Adolescentes, jovens e adultos do município de Alfenas.