SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS: DA SEMENTE À MESA

Apresentação
O presente projeto propõe-se a reflexão, sistematização, divulgação e popularização de pesquisas e informações científicas sobre os sistemas alimentares e alimentação saudável e adequada, utilizando as redes sociais, bem como para os produtores cadastrados nas feiras livres do município de Alfenas, a partir de metodologias ativas, como a roda de conversa. As atividades serão realizadas na UNIFAL-MG, nas feiras livres realizadas no munícipio de Alfenas e também divulgadas em mídias sociais, envolvendo uma equipe de discentes de vários cursos. Com este projeto, objetiva-se uma forte relação entre ensino-pesquisa-extensão e divulgação das ações e resultados em eventos e atividades desenvolvidas dentro do presente projeto, visando a popularização da ciência.

Objetivos
1) criação de um grupo de estudos sobre o tema “Sistemas Alimentares sustentáveis: da semente à mesa”; 2) divulgação e popularização de pesquisas científicas sobre contaminação de resíduos agrotóxicos, antibióticos, metais traço e outros em alimentos a partir de diferentes redes sociais; 3) diagnóstico e conscientização dos riscos e benefícios dos diferentes modos de produção de alimentos de origem vegetal e animal praticados pelos produtores cadastrados nas feiras livres realizadas no município de Alfenas. 4) Divulgação sob a forma de eventos, seminários e palestras de pesquisas e reflexões desenvolvidas por discentes da UNIFAL-MG, sobre o tema do projeto extensionista, em associação com a linha de pesquisa: "Sustentabilidade e Saudabilidade Alimentar" do Grupo de Pesquisa: "Bioquímica e Alimentação", regularmente cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, por docentes da UNIFAL-MG.

Justificativa
O ato de comer é uma ação social com sentido capaz de gerar novos valores e modos de vida sustentáveis. A alimentação é uma atividade que envolve muito mais que o ato de comer e a disponibilidade de alimentos. Há uma cadeia de produção, que se inicia no campo, ou antes, na preparação de sementes, mudas e insumos, passando por ciclos, do plantio à colheita, em que elementos da natureza têm um papel crucial, mas que vêm sendo, cada vez mais, envolvidos por questões tecnológicas, financeiras e sociais. Atualmente, o uso maciço de fertilizantes químicos e agrotóxicos tem levado à poluição de cursos d'água, lençóis freáticos e solos, em todo o mundo, com consequências ecológicas e sanitárias muito nefastas, empobrecimento da biodiversidade, além de serem tóxicos para os seres humanos e animais terrestres e aquáticos. A agricultura orgânica é uma opção, que tem recebido cada vez mais adesão de consumidores, de reduzir a exposição dietética aos agrotóxicos, além de contribuir para a manutenção de uma cadeia de produção de alimentos ambientalmente mais saudável. O presente projeto de extensão tem forte associação com o ensino e a pesquisa, sendo que a este último, proporcionaria traria contribuições à literatura científica que ainda carece de estudos avaliando o impacto das intervenções de educação em saúde e conscientização, com produtores cadastrados nas feiras livres, sob a percepção do seu estado de saúde, utilização de EPIs e sua exposição a produtos por vias diversas. Ao projeto ainda proporcionaria subsídios para a elaboração e monitoramento de políticas públicas que busquem otimizar as condições de saúde desses produtores.

Beneficiário
Comunidade de produtores cadastrados nas feiras livres do município de Alfenas; comunidade em geral que acessam as redes sociais; estudantes dos cursos de graduação da UNIFAL-MG;