PROJETO DE EXTENSÃO SEXUALIDADE CONSCIENTE

Apresentação
Cabe ao Estado propiciar acesso aos recursos educacionais, científicos e técnicos incluindo-se o método anticoncepcional mais adequado e vedar qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais e privadas sobre o casal ou individuo (BRASIL, 1988). Com o objetivo de unir Universidade à Comunidade e expandir os conhecimentos adquiridos no Curso de Enfermagem sobre Saúde Sexual e reprodutiva, criou-se o Projeto Sexualidade Consciente, hoje com 23 anos de existência, para levar à população de Alfenas, informações que garantam ao cidadão o cumprimento do direito estabelecido. Assim buscamos disseminar nossos conhecimentos e atingir novos grupos, promover o direito da cidadania, qualidade de vida, por meio do planejamento reprodutivo responsável, sólida e saudável com a intenção de dar continuidade ao projeto. Também discutir e promover a sexualidade consciente do adolescente, adulto, idoso, população LGBTI, buscando qualidade, prevenção de ISTs e alcance de metas para a vida.

Objetivos
Orientar os alunos da Universidade sobre o planejamento reprodutivo, atingir suas metas e formar sua família no momento programado. ¨ Garantir um espaço para coordenadores de grupos de variadas faixas etárias possam esclarecer suas dúvidas quanto a sexualidade, orientar quanto às principais vantagens e desvantagens dos métodos anticoncepcionais, alertar sobre os perigos das infecções sexualmente transmissíveis, bem como prevení-las, e evitar uma gravidez indesejável buscando extinguir os mitos e crenças provenientes de informações errôneas, contribuindo assim, para que os alunos se tornem cidadãos mais conscientes. ¨ Esclarecer os riscos e benefícios dos métodos anticonceptivos utilizando dinâmicas e trabalhando de forma ética respeitando as crenças e religiões de cada pessoa entendendo que o planejamento reprodutivo é uma atitude individual ou assumida a dois, para todas as populações. Participar da Parada LGBT de Alfenas, orientado sobre métodos conceptivos, prevenção de IST, promoção da qualidade de vida e alcance de metas para a vida.

Justificativa
Muitas pesquisas mostram que a informação e a orientação são os melhores caminhos para o planejamento reprodutivo, prevenção de ISTs e programação de vida. Desta forma, o projeto é altamente relevante para orientar jovens, adultos, idosos, população LGBTI conscientes e qualificados para atingir um futuro promissor, priorizando os seus sonhos para assim constituir uma vida e uma família estruturada.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL-MG (campus sede); adolescentes, jovens, adultos, população LGBT de Alfenas e região.