INTRODUÇÃO À ORATÓRIA

Apresentação
No curso "Introdução à oratória", por meio de encontros presenciais, objetiva-se auxiliar os inscritos a terem um contato introdutório com algumas das técnicas de oratória. Para tanto, serão disponibilizadas duas turmas (uma às terças-feiras e outra aos sábados, com 15 alunos em cada uma), em que serão abordados tópicos caros à oratória, como superação de dificuldades específicas (como ansiedade, medo e timidez), vícios pertinentes à voz e postura. Além disso, serão apresentadas técnicas de construção de materiais utilizados em apresentações orais (como slides).

Objetivos
Objetiva-se especificamente (i) proporcionar um caminho de autoconhecimento que permita a superação das dificuldades mais comuns no âmbito da comunicação verbal (tais como a ansiedade, o medo de se expor ao público e a timidez), (ii) informar as técnicas de postura e correções de vícios pertinentes à voz e (iii) expor materiais de apresentações, ensinando desde técnicas de sua construção até a forma de usá-los.

Justificativa
A proposta deste curso advém da percepção da carência escolástica da maioria do corpo discente com relação a formação oradora. O desenvolvimento da capacidade de oratória ao longo da carreira estudantil tende a ser tímida e parte de um genuíno talento ou de experiências escolares nem sempre positivas, levando à exposição da conclusão de curso sob um desempenho obtido apenas através de oportunidades circunstanciais em sala de aula.

Beneficiário
O curso em questão destina-se à comunidade acadêmica interna e externa da Unifal-MG.