OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÕES E REDES ORGANIZACIONAIS

Apresentação
O OIRO é um projeto extensão associado às atividades de ensino e pesquisa de seus coordenadores e tem como objetivo oferecer às organizações públicas e privadas instrumentos para gestação e gestão de redes organizacionais com vista a realização de objetivos comuns. O projeto, pretende ainda motivar a reflexão sobre os desafios para a cooperação interinstitucional. OIRO prioriza atividades com organizações públicas e privadas que conformam redes de políticas públicas, redes de movimentos sociais, redes de partidos políticos, redes de cidade, redes de organizações civis e redes de empresas. Propõem ainda o debate sobre como identificar e reproduzir inovações institucionais e sociais bem sucedidas em novos contextos. De forma complementar o projeto promove a discussão sobre os processos colaborativos em redes dentro das organizações.

Objetivos
Observar redes organizacionais vinculadas a temas de interesse público; Contribuir para que organizações civis reflitam sobre o alcance da cooperação interinstitucional; Promover o debate sobre a interdependência entre atores sociais mobilizados por temas de interesse público; Identificar e mapear a estrutura de redes organizacionais relacionadas a temas de interesse público.

Justificativa
O projeto se justifica à medida que traduz uma discussão acadêmica em um debate público com potencial para promover a autorreflexão de organizações públicas e privadas sobre a cooperação interinstitucional voltada para solução de problemas públicos. O projeto apresenta o potencial para favorecer o surgimento de laços informais entre membros de organizações no decorre das atividades, o que poderá resultar em novos processos colaborativos entre as organizações que tais atores representam, levando ao fortalecimento de redes já constituídas ou a gênese de novas redes. Além disso, o projeto pretende ultrapassar a discussão sobre a importância do comportamento colaborativo na solução de problemas coletivos e promover o debate sobre os limites da cooperação interinstitucional. Assim, a proposta se justifica ao instrumentalizar os atores em redes organizacionais para enfrentar os desafios e conflitos inerentes a esta forma de organização para ação, bem como para mensurar o alcance das redes nas quais estão imersos. Outro ponto que justifica este projeto consiste na possibilidade de mapear redes de políticas públicas e identificar atores centrais nestas redes com grande capacidade de influência sobre a gestão pública. Os treinamentos, oficinas e seminários que compõem as atividades deste projeto são relevantes tanto para gestores quanto para os agentes civis envolvidos com temas de interesse público e que mobilizam recorrentemente a noção de rede de forma metafórica, sem conhecer o conjunto de processos e mecanismos que a literatura tem revelado e que podem contribuir para que estes atores aperfeiçoem, se assim acharem necessário, sua atuação na esfera pública.

Beneficiário
Organizações privadas e públicas envolvidas na produção de políticas públicas em diversas áreas.