NUTRICOMPARTILHA

Apresentação
Trata-se de um projeto que tem como objetivo desenvolver práticas integrais de ação e reflexão da Nutrição possibilitando aos extensionistas a percepção do trabalho em saúde como um ato pedagógico de compromisso social, ético e de construção coletiva de cidadania. Além disso, pretende fortalecer o processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população, que facilitem o desenvolvimento das competências necessárias para se abordar integralmente o processo saúde-doença, através de metodologias ativas e práticas educativas.

Objetivos
Oferecer a Comunidade assistida pelo ESF Vila Betânia, a possibilidade de conhecimento sobre alimentação saudável; Oferecer aconselhamento nutricional em grupo; Criar grupos de discussão que possibilitem compor um espaço de aprendizados, desafios e experiências.

Justificativa
A mudança de comportamento é um grande desafio para a humanidade desde a sua existência. Dada a complexidade das intervenções dietéticas para melhoria de hábitos alimentares, muitas vezes os nutricionistas se deparam com a baixa adesão dos pacientes às orientações fornecidas. Os métodos de avaliação do consumo alimentar e os guias alimentares adotados atualmente não contemplam as dimensões cognitiva e emocional do comportamento alimentar. Desse modo, uma abordagem holística torna-se imprescindível para motivar os indivíduos à adoção de padrões alimentares promotores da saúde.

Beneficiário
Pessoas assistidas pelo ESF Vila Betânia.