ORGANIZAÇÃO DO TEMPO-ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS RELAÇÕES INTERIDADES

Apresentação
O presente projeto nasce de demanda apresentada pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de formação dos/as profissionais da Educação Infantil no que tange a brincadeira e a interação de crianças de diferentes faixas etárias. Diante disto, será desenvolvido uma série de encontros nas diferentes escolas de Educação Infantil do município sobre a temática central do projeto. Nestes encontros, serão levantadas as condições da brincadeira em cada contexto, tendo por objetivo redesenhar com as equipes das unidades escolares, práticas pedagógicas.

Objetivos
- Discutir com as professoras da rede municipal a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil; - Analisar a prática pedagógica desenvolvida e reconfigurá-la com base na centralidade da brincadeira; - Compreender a infância em sua especificidade, bem como a forma como as interações favorecem a prática pedagógica.

Justificativa
As normativa legais que regem a Educação Infantil no Brasil (Diretrizes Nacionais da Educação Infantil e os Parâmetros de Qualidade) centralizam a prática pedagógica voltadas para infância na brincadeira e na interação. Estes dois eixos primordiais revelam a compreensão de que o desenvolvimento infantil tem neles o principal elemento. No entanto, sabe-se que as escolas continuam reproduzindo práticas 'escolarizadas' que desconfiguram a especificidade da educação infantil. Este projeto justifica-se pela necessidade de auxiliar as educadoras da infância a compreenderem a importância da brincadeira e da interação para o seu exercício profissional, discutindo coletivamente alternativas para a implementação de uma prática pedagógica que respeite os direitos assegurados constitucionalmente às crianças.

Beneficiário
Professores e professoras da rede municipal de educação (centralmente os/as profissionais da educação infantil); estudantes voluntários/as do curso de Licenciatura em Pedagogia.