CURSO PREPARATÓRIO ENADE E OUTROS CONCURSOS PÚBLICOS

Apresentação
Esta é uma proposta de projeto na modalidade curso de atualização, que tem por objetivo preparar o discente do curso Bacharelado em Administração Pública da Unifal - câmpus de Varginha/MG para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no dia 25 de novembro 2018, bem como para a realização de concursos públicos em geral. O ENADE é um exame que avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação, em relação a conteúdos programático, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Essa prova é obrigatória para aferição do nível de qualidade da educação desta Instituição. O curso será ministrado por docentes da Unifal/MG e será realizado através de resolução de questões de concursos públicos, debates e estudos de caso que envolvem as temáticas contidas nas Portarias 437 e 444/2018 do MEC

Objetivos
1) Preparar o discente do curso bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de ALfenas, câmpus de Varginha/MG que prestarão o exame ENADE em 25 de novembro de 2018. 2) Preparar os discentes participantes para prestar provas de concursos públicos em geral. 3) Trabalhar com resolução de questões, debates, estudos de caso e/ou metodologias diferente da aula expositiva, de forma que haja maior envolvimento dos discentes.

Justificativa
A presente proposta apresenta relevante importância, pois busca promover o diálogo de saberes e conhecimentos entre os atores envolvidos (docentes e discentes) com o fim de aprimorar o desempenho dos alunos, fazendo uma revisão do conteúdo curricular. Aspira-se assim, não só preparar o discente para a prova do ENADE/2018, como também capacitá-los para resolução de situações-problema de forma inovadora, coerente e legítima. Para o estudante, esse curso oferece uma oportunidade interdisciplinar e contextualizada de desenvolver suas qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão, já que estimulam a capacidade de raciocínio, compreensão e argumentação. Para a Universidade, o curso de atualização garantirá maior envolvimento entre os docentes e os discentes e consequentemente um bom desempenho na avaliação do ENADE. A nota obtida no ENADE tem enorme importância na avaliação da Unifal pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), principalmente pelo seu cômputo dos conceitos avaliativos dos cursos e da própria instituição. Bons resultados obtidos no ENADE refletem na média dos conceitos dos nosso cursos e essa média tem grande representatividade no Conselho Institucional do SINAES. Isso se traduz no aumento significativo de recursos repassados pelo MEC para serem empregados em mais e melhores programas acadêmicos, restaurante universitários, instalações físicas em geral. Quanto mais recursos nossa Instituição obtiver, maior será a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Beneficiário
Os estudantes devidamente matriculados curso Bacharelado em Administração Pública e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da Unifal - câmpus de Varginha/MG em algum curso da Universidade Federal de Alfenas - câmpus de Varginha/MG.