SER CIDADÃO

Apresentação
A ação de extensão será conduzida em parceria com o Cartório Eleitoral de Alfenas/MG e com o Projeto de Extensão do Curso de Direito da Unifenas de Alfenas/MG "Exercício da Cidadania através do Voto Consciente", proporcionando às crianças e adolescentes atendidos um contato maior com a estrutura democrática que conduz os pleitos eleitorais no Brasil, popularizando o exercício da democracia e estimulando o engajamento da juventude no processo. As ações serão desenvolvidas na UNIFAL-MG mediante palestras, vídeos e simulações contando com os equipamentos e materiais presentes na votação - urna eletrônica, cabine de votação e voluntários (mesários e fiscais). Todo o processo eleitoral será explicado e depois vivenciado pelas crianças e adolescente através de sua participação direta na formação de partidos, organização de campanha, e, por fim, eleição. A simulação observará ás regras do processo e fortalecerá o exercício da cidadania.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Mesmo não constituindo um indivíduo ou materialidade isolada, a democracia sofre assédio constante dos grupos e forças hegemônicas que não suportam a pluralidade, a alternância no poder, e, o exercício pleno do livre arbítrio que leva a saudável prática do contraditório que não avança sobre as liberdades individuais, mas reforça sua manifestação e liberdade de expressão. Em face disto, assume notável relevância o conjunto de ações que venha a valorizar e estimular na mente infanto-juvenil o exercício das liberdades democráticas e o respeito ao Estado Democrático de Direito com o propósito maior de construir uma sociedade democrática que aspire continuamente pelo respeito ás individualidades e a harmonia coletiva. Nessa ótica, soma-se ainda o estímulo ao desenvolvimento de ações semelhantes por outros proponentes em diferentes lugares, expandindo as conquistas planejadas na ação, pois, nos momentos de simulações o exercício desenvolvido contará com plateia composta por professores, comunicadores e demais formadores de opinião que podem por seu turno proceder o mesmo exercício noutros ambientes e com outras pessoas de forma a contribuir com o fortalecimento da Democracia, oferecendo resistência aos assaltos efetuados por aqueles que militam na supressão das garantias constitucionais. Garantir a formação de uma geração democrática que tenho zelo pelas liberdades asseguradas em lei e compromisso com a defesa da pluralidade torna-se necessário para a salvaguarda da Democracia e dos direitos do indivíduo, assegurando que o tecido social não venha se romper ante a ação deletéria de esforços autoritários e excludentes que buscam dividir a população e a enfraquecer o Direito. Dada a velocidade pela qual a a informação é veiculada nas redes sociais e a manipulação que existe da realidade através da edição de fatos, matérias, momentos e falas, cumpre atualmente, mais que noutros momentos da história humana fortalecer nos indivíduos o entendimento claro das regras democráticas e dos valores que asseguram a vida em sociedade para benefício de toda coletividade, cooperando com a manutenção da liberdade e da convivência pacífica, respeitosa e amistosa entre as pessoas. Assim, com esse entendimento, a ação é proposta para realização no espaço e interface do Estado com a População, a Academia, tornando emblemática sua ocorrência. O esforço desprendido procura contribuir a assegurar contribuição ímpar à sociedade, assumindo a relevância desejada por abranger mentes em construção que poderão multiplicar suas conquistas ampliando seus benefícios e abrangência.

Beneficiário
Nesse primeiro momento de realização a atividade estará beneficiando as crianças e adolescentes abrangidos pelos Clube de Desbravadores Luzeiro dos lagos e Clube de Aventureiros Vagalume. Obviamente os alunos de graduação que estarão auxiliando e a diretoria dessas Ongs.