Apresentação
O LEPAI é um laboratório de estudos e pesquisas cadastrado no CNPq e desenvolve estudos e
investigações na área da educação. Tem como objetivo a compreensão da subjetividade nos
processos de aprender e ensinar junto a aprendizes com dificuldades de aprendizagem, seu
contexto e singularidades, as possibilidades de aprendizagem e inclusão sócio-educacional nas
diferentes modalidades de ensino. Desenvolve atividades de orientação de estudantes de
cursos de graduação e pós-graduação sobre o conceito de educação e singularidade nos
processos de ensinar e aprender na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva também o
intercâmbio entre docentes e discentes de outras universidades nacionais e internacionais para
o desenvolvimento de pesquisas, produções acadêmicas e organização de eventos sobre a
temática proposta com vistas a contribuir na construção de conhecimentos na respectiva área.
O LEPAI também promove encontros para estudos sobre aprendizagem e inclusão junto a
comunidade em geral
Objetivos
Por meio do LEPAI: - Estudar a respeito dos princípios e valores da inclusão. - Estudar e
pesquisar sobre as possibilidades de aprendizagem levando-se em conta as singularidades de
aprendizes com deficiência. - Compreender os processos de ensinar e aprender na perspectiva
da educação inclusiva. - Desenvolver estudos sobre inclusão e diferença, sendo esta última
uma característica de todo ser humano. - Colaborar na formação de profissionais da educação,
da saúde e das demais áreas do conhecimento em prol de uma sociedade cada vez menos
excludente. - Compartilhar ideias, vivências e ações sobre inclusão e acessibilidade.
Justificativa
Os dados mostram-nos que, em 2010, houve efetivamente o crescimento das ações inclusivas
escolares, pois 75,8% dos alunos foram incluídos nas escolas públicas e 24,2% encontram-se
nas escolas privadas, ou seja, na rede regular de ensino, ao invés de estarem matriculados em
instituições especializadas, como antes acontecia. Já avançando para o censo de 2013
percebemos que o número de alunos com necessidades especiais cresceu de 820.433
matrículas em 2012 para 843.342 em 2013. “Esses números alcançaram 78,8% nas públicas e
21,2% nas escolas privadas, mostrando a efetivação da educação inclusiva e o empenho das
redes de ensino em envidar esforços para organizar uma política pública universal e acessível
às pessoas com deficiência (INEP, 2013)”. Especificamente no Ensino Médio, foi significativo o
aumento de alunos com necessidades especiais incluídos em escolas de ensino regular comum.
E ainda, segundo dados do INEP (2014) referentes ao ensino superior, “as matrículas de
pessoas com deficiência aumentaram quase 50% nos últimos quatro anos, sendo a maioria em cursos de graduação presenciais. Em 2013 eram quase 30 mil alunos, enquanto em 2010 eram
pouco mais de 19 mil”. A política nacional de educação, na perspectiva inclusiva, abrange a
educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e, também, o ensino superior.
Portanto, são políticas que devem alcançar todas as pessoas com necessidades especiais em
todo o país. Cremos que o LEPAI poderá colaborar junto à comunidade acadêmica da Unifal,
bem como junto à comunidade local e regional para favorecer a formação continuada de
profissionais da educação e da saúde, bem como promover informações que abarquem o
público leigo acerca dos processos de inclusão das pessoas com deficiência.
Beneficiário
São beneficiários desse projeto: a comunidade acadêmica da Unifal, os profissionais da
educação e da saúde, familiares de pessoas com deficiências, pessoas com deficiências, bem
como qualquer pessoa que se interesse acerca da temática presente.