LIGA ACADÊMICA DE OFTALMOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA

Apresentação
A Oftalmologia é uma especialidade médica, cujo objetivo é a manutenção, recuperação e reabilitação da visão, através de ações preventivas e terapêuticas nos olhos e seus anexos. O atendimento oftalmológico ocorre desde o recém-nascido até o idoso. Trata-se da especialidade médica que ocupa o primeiro lugar de encaminhamentos no atendimento em Unidade Básica de Saúde. As doenças sistêmicas mais prevalentes na população, como diabetes, HAS, doenças vasculares, neoplasias tem manifestações oculares significativas que contribuem muito para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento das mesmas. Os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) são a principal causa de dificuldade escolar. Sendo que com o advento e difusão dos dispositivos eletrônicos, como os celulares e tablet, vê-se atualmente uma epidemia de miopia. A Liga acadêmica de Oftalmologia visa o estudo dos olhos e anexos e suas afecções mais prevalentes para propiciar uma formação mais completa ao médico.

Objetivos
Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas das afecções oculares mais prevalentes na comunidade. Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas do trauma ocular, relacionado ao ambiente de trabalho, familiar e trânsito. Capacitar o estudante de medicina na identificação, prevenção e orientação educacional e terapêuticas das doenças sistêmicas prevalentes, como a HAS, diabetes mellitus, colagenose e seu acometimento ocular.

Justificativa
A oftalmologia é a especialidade médica que detém o maior número de encaminhamentos na atenção básica de saúde. Atende desde o recém-nascido até o idoso, independente do sexo. Executa atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, exames complementares, adaptação de órtese e prótese, reabilitação visual. Existe grande demanda para formação do médico generalista com sólida base em oftalmologia.Há uma grande impacto individual, social e econômico acarretado pela diminuição ou perda da visão. O número de acidentes de trabalho e automobilístico que envolvem os olhos são elevados, cerca de 40% de todos os traumas da face tem comprometimento ocular. Os erros de refração são causa de dificuldade e evasão escolar. A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira na idade produtiva. Há grande demanda de formação de médicos generalistas capazes de fazerem uma abordagem correta das afecções oculares, trabalharem na prevenção de acidentes e aplicarem testes diagnósticos em oftalmologia (exemplo: teste do Olhinho).

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina. Grupo Conviver. Professores da educação infantil e ensino fundamental do Colégio Pontual. Profissionais da atenção básica à saúde.