CINEPET - GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES - A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SEUS IMPACTOS

Apresentação
O CinePET é um Projeto que visa proporcionar a discussão de diferentes temas sociais, culturais e científicos através da exibição de filmes e documentários. A comunidade acadêmica é convidada a participar de sessões gratuitas de cinema com posterior debate sobre os temas apresentados. Este tipo de atividade é um elemento importante de enriquecimento e aprofundamento dos acadêmicos em assuntos e realidades históricas e/ou atuais que potencializam um melhor conhecimento e nível de discussão dos estudantes. O projeto visa também levar cultura a comunidade universitária, pois possibilita debates principalmente de âmbito cientifico e/ou social. Sendo assim é possível trabalhar o pensamento crítico dos alunos, onde há espaço para argumentação e desenvolvimento do senso crítico e humanístico pouco trabalhado nos cursos de exatas. O evento em questão, cujo tema principal gira em torno da Intolerância Religiosa, aborda um assunto muito pertinente à realidade global.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O ambiente acadêmico se caracteriza como um espaço de vivências e experiências extra sala de aula que impactam a formação ética e cidadã dos acadêmicos. Desta forma, oportunizar momentos de reflexão sobre realidades e ou discussão sobre temas históricos e atuais, potencializa e enriquece a formação de profissionais mais críticos e com melhor percepção de suas responsabilidades. Neste contexto, o CinePET vem contribuir como um destes espaços e ser um elemento adicional para o desenvolvimento de habilidades que são pouco trabalhas nos cursos de graduação existentes no campus Poços de Caldas. Este evento em específico envolve um tema que pode ser considerado como um problema social brasileiro. Apesar da Constituição Federal garantir o direito à liberdade de credo e manifestações religiosas, praticantes de religiões menos populares, como as africanas, lidam com ofensas e agressões de diversas naturezas. Sendo assim, o tema “Intolerância Religiosa” foi escolhido para que a problemática seja discutida entre os participantes, propiciando um pensamento crítico e reflexivo sobre a convivência com esse tipo de diversidade.

Beneficiário
Discentes de graduação dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia de Minas. Alunos de pós-graduação. Comunidade acadêmica em geral (docentes e técnicos).