I MESA REDONDA DA LIGA PICSUNIFAL

Apresentação
Os métodos terapêuticos integrativos e complementares são práticas milenares utilizadas por diversos povos e culturas no cuidado, manutenção e recuperação da saúde. Com o crescimento do modelo biomédico leva a atenção fragmentada do indivíduo sempre voltada para a cura do corpo físico O abuso desse modelo gera sérias implicações no contexto da saúde biopsicossocial. O foco de atenção da medicina integrativa é voltado para o doente, e não para a doença. É uma abordagem que visa uma ciência mais humana, ecológica e integradora, ou seja, uma postura naturalística diante da saúde e da doença. As práticas integrativas são consideradas um conjunto de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento fora do modelo médico dominante que, em vez de se opor à doença e impedir certas manifestações sintomáticas, tenta compreender suas causas buscando envolver o indivíduo e seu modo de vida, assumindo uma visão holística frente ao processo saúde-doença.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A universidade tem o papel de formação profissional, onde se almeja formar um sujeito crítico, reflexivo e com formação ética. Dessa forma, as instituições usam técnicas pedagógicas de ensino-aprendizagem comprometidas com o desenvolvimento de valores humanizadores, para que o discente em formação pense, aja e reaja às situações na prática clínica de forma ética (JESUS, et al. 2016). O conhecimento acerca das práticas integrativas e complementares em saúde propicia ao aluno o atendimento ao paciente de forma integral atuando na atenção humanizada vindo de encontro aos princípios doutrinários do SUS.

Beneficiário
beneficiarão diretamente os discentes, docentes e a comunidade externa que terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na PICs.