CURSO: PROJETOS DE SISTEMAS DESCENTRALIZADOS DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE EFLUENTES

Apresentação
Curso tratando de alternativas de sistemas descentralizados para tratamento de efluentes domésticos (esgoto). Pautado em normas (NBRs) e em referências técnicas, os participantes serão capacitados para dimensionar e projetar sistemas descentralizados para o tratamento de esgoto. Os links contendo as videoaulas e os materiais a serem utilizados serão enviados aos participantes por meio de whatsapp e-mail, sendo os alunos direcionados para um google drive contendo os documentos (na "nuvem").

Objetivos
Apresentas os fundamentos de projetos; Quantificar cargas e vazões; Conceituar e dimensionar Tanques sépticos; Conceituar e dimensionar Filtro anaeróbio; Conceituar e dimensionar Valas de filtração; Conceituar e dimensionar Vala de infiltração; Conceituar e dimensionar Sumidouro; e Conceituar e dimensionar Alagados Construídos.

Justificativa
A problemática envolvendo o saneamento básico no Brasil é antiga e amplamente conhecida, especialmente no que diz respeito ao tratamento de efluentes domésticos (esgoto). Segundo publicação do Instituto Trata Brasil (2019), 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto, ou seja, as residências não contam com um sistema estruturado para retirada e afastamento do resíduo, chamada de rede "convencional". A falta de coleta e tratamento de esgoto está entre os principais causadores de problemas de saúde pública no Brasil, sendo que a falta de saneamento, além de causar milhares de mortes todos os anos por contato com águas contaminadas, geram custo elevado aos cofres públicos. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2014 a 2019 o Sistema Único de Saúde teve um custo aproximado de 1 bilhão de reais devido ao tratamento de doenças causadas pela falta de saneamento básico. Por esses e outros motivos, o governo brasileiro instituiu como meta da "universalização" do saneamento no país o ano de 2033, ou seja, toda a população deve ter acesso a, entre outros, coleta e tratamento de esgoto. Visto isso, para os casos onde a ligação de residências e indústrias ao sistema convencional se mostram inviáveis técnica e economicamente, devem ser adotadas soluções alternativas para a garantida da segurança das pessoas e do meio em que elas vivem, gerando demanda de profissionais capacitados para a seleção da solução a ser utilizada, seu projeto e implantação. Neste contexto, o aperfeiçoamento e aprofundamento de alunos e membros da comunidade nesse assunto se mostra relevante e fundamental para o desenvolvimento do sistema de saneamento básico no Brasil para os próximos anos.

Beneficiário
Curso aberto aos discentes da Universidade Federal de Alfenas e comunidade externa interessada, como membros do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e líderes de comunidades que se encontram afastadas dos centros urbanos.