CURSO DE MOBILIDADE FUNCIONAL

Apresentação
A mobilidade é definida como a capacidade de se mover de modo independente e seguro de um lugar para outro. A mobilidade incorpora muitos tipos de tarefas, incluindo a capacidade de ficar em pé a partir de uma cama ou de uma cadeira, para andar ou correr, e andar por ambientes, muitas vezes, complexos. Durante a reabilitação, um objetivo principal do tratamento é auxiliar os pacientes a reconquistar o máximo de mobilidade independente possível. Frequentemente, reconquistar a mobilidade é um objetivo primário do paciente com queixas dolorosas. A função de mobilidade comprometida, especificamente os distúrbios da marcha, é um dos sintomas mais comuns e precoces característicos de uma ampla variedade de queixas dolorosas, distúrbios neurológicos e musculoesqueléticos.

Objetivos
Capacitar o discente a examinar e analisar o desempenho em três pontos: (a) nível de tarefa funcional, (b) estratégias essenciais utilizadas para alcançar os requisitos da mobilidade e (c) comprometimentos sensoriais, motores e cognitivos não aparentes que restringem a mobilidade.

Justificativa
Para muitas pessoas com queixas dolorosas, a reintegração na vida da comunidade marca um objetivo significativo na reabilitação. A deambulação nos contextos da casa e da comunidade é uma parte importante no processo de reintegração na comunidade com dores crônicas. A avaliação da mobilidade é uma informação essencial para estabelecer um plano de tratamento para o paciente de forma individualizada.

Beneficiário
Discentes da graduação e pós-graduação da área da saúde.