CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
Primeiros Socorros se referem aos cuidados de emergência - que são realizados no local da ocorrência - às vítimas em situação de emergência traumática ou emergência clínica. Os procedimentos de primeiros socorros constituem etapa importantíssima no atendimento a acidentados, uma vez que erros de conduta podem resultar em graves sequelas e até mesmo em morte. Para isso, o socorrista deverá aliar cautela e conhecimento técnico sobre o que deve ser feito à sua capacidade de improvisação, pois deverá tomar providências cabíveis contando apenas com os recursos disponíveis no momento.

Objetivos
Estimular a aquisição de uma melhor desenvoltura pelo acadêmico participante do projeto (encarregado do desenvolvimento das atividades educativas) e o desenvolvimento de habilidades na prestação de primeiros socorros pelo público-alvo (atiradores e instrutores do TG 04-004). Incentivar a formação de multiplicadores das técnicas de primeiros socorros.

Justificativa
As técnicas de primeiros socorros são indispensáveis às vítimas em situação de emergência/urgência, fazendo a diferença entre o óbito e a continuidade da vida, e isso só é possível quando há pessoas treinadas capazes de conduzir a situação com competência e serenidade até a chegada de uma equipe especializada. Sendo assim, justifica-se a realização das ações educativas do projeto Primeiros Socorros, que visam o desenvolvimento de habilidades em prestação de socorro por meio do aprendizado teórico e prático de procedimentos imediatos e atualizados aplicadas às vítimas de traumatismos e de distúrbio clínico súbito.

Beneficiário
Atiradores e instrutores do TG 04-004 de Alfenas-MG.