LIBERDADE DE SORRIR

Apresentação
O projeto “Liberdade de Sorrir” foi proposto após uma reunião em 2009 na época a coordenadora do curso de odontologia Profa. Dra. Daniela Silva Barroso de Oliveira, o chefe do departamento de clínica e cirurgia Prof. Dr. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, a chefe da clínica integrada do 4º ano Profa. Dra. Francisca Isabel Ruela o técnico administrativo em educação Sr. Edvaldo Cézar Nunes, o Srs. Helisandro César Sales (Diretor Geral do Presídio de Alfenas- MG) e Alessandro Soares Pereira (Diretor Administrativo do Presídio de Alfenas-MG). Foi relatado, naquela ocasião, as dificuldades encontradas naquela instituição para o tratamento odontológico dos presidiários. Já que existe apenas um cirurgião dentista para atender a todos os presidiários, e que as condições de trabalho não são boas, além de faltar muito material. Os representantes do presídio se mostraram bastante preocupados com a situação bucal do presidiários, e se comprometeram a colaborar no que fosse necessário para que o atendimento odontológico ocorresse nesta instituição. Este projeto foi interrompido em 2010, e foi reativado em 2013. A direção do Presidio de Alfenas procurou a Reitoria da Unifa-MG para pedir a continuidade do projeto, nos mesmo moldes em que foi oferecido anteriormente, por isso, estamos apresentando aqui a nossa proposta. Deste modo, o projeto “Liberdade de Sorrir” será desenvolvido na clínica integrada da UNIFAL-MG, sob a coordenação da Profa. Dra. Francisca Isabel Ruela. Terá a colaboração de alunos do 7º, 8º e 9º períodos do curso de odontologia, que se ofereceram voluntariamente para participarem por acreditarem que realmente poderiam fazer a diferença, transformando a realidade dessas pessoas e devolvendo seus sorrisos.

Objetivos
O atendimento dos presos do presídio de Alfenas se dará no âmbito da Clínica Integrada do 4º ano sala F211, em dia e horário determinado, que será definido pelo coordenador do projeto e em acordo com os responsáveis pelo presídio. A participação dos aluno matriculados no 7º, 8º e 9º período do curso de odontologia se dará de maneira voluntária e mediante o compromisso de permanecer durante toda a duração do projeto dentro de cada semestre. Este projeto deve contribuir para a formação humanitária, social e ética dos alunos participantes. Desenvolvendo o aluno o sentimento de cidadania, de se importar com os excluídos. Este trabalho visa também devolver ao preso auto estima, muitas vezes abalada pela ausência de elementos dentários e pela estética comprometida por dentes cariados, facilitando o seu convívio social e o seu retorno a sociedade, já que para muitas pessoas um sorriso bonito é um cartão de visita.

Justificativa
Este projeto foi concebido com a finalidade de atender os presos do presidio de Alfenas MG, por motivo já relatados acima.

Beneficiário
Devido as dificuldades de transporte e escolta dos detentos do Presídio de Alfenas, por deficiência de pessoal a partir de 2015, passamos a atender também os detentos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) devido a “facilidade” dos mesmos em comparecer na Unifal-MG, pois a mobilidade e escolta são mais simplificadas. Sendo assim os horários disponíveis para o atendimento destes pacientes temporariamente excluídos do convívio da Sociedade não ficarem ociosos.