OFICINA DE CAPOEIRA GINGA LEGAL: RESSOCIALIZAÇÃO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

Apresentação
A Oficina de Capoeira Ginga Legal voltada para os dependentes químicos objetiva levar para a clínica de reabilitação em dependência química denominada “Projeto Esperança em Cristo” (PROESC), localizada no município de Fama- MG, o resgate da nossa cultura e arte através da capoeira, com a colaboração do Contra Mestre Reinaldo Primavera, além de outros professores e instrutores do projeto de extensão Ginga Legal da UNIFAL-MG, que promove a interação entre os estudantes e a comunidade alfenense desde 2011. Espera-se que a prática da capoeira como instrumento de atividade física, possa auxiliar no processo natural de desintoxicação e perda da obsessão pelas drogas, auxiliando no tratamento terapêutico, reduzindo a ansiedade e promovendo sensação de bem-estar e o resgate da auto-estima perdido pelas drogas, uma vez que esses pacientes até então, estavam carentes de atividades físicas e recreativas. O método a ser aplicado é o da autêntica Capoeira Regional criada pelo lendário Mestre Bimba.

Objetivos
• Amenizar a obsessão pelas drogas; • Auxiliar na desintoxicação. • Incentivar a prática esportiva; • Estimular trabalho em equipe; • Aprimorar o condicionamento físico e mental, bem como a melhora da auto-estima dos dependentes; • Despertar interesse na cultura afro-brasileira.

Justificativa
A Organização Mundial de Saúde reconhece a dependência química como doença, porque há alteração da estrutura e no funcionamento normal da pessoa, sendo-lhe prejudicial. Não tem causa única, mas é produto de uma série de fatores (físicos, emocionais, psíquicos e sociais) que atuam ao mesmo tempo, sendo que às vezes, uns são mais predominantes naquela pessoa específica, do que em outras. Atinge o ser humano nas suas três dimensões básicas (biológica, psíquica e espiritual), e atualmente, é reconhecida como uma séria questão social, à medida que atinge o mundo inteiro, em todas as classes sociais. Sem o tratamento adequado, a dependência química tende a piorar cada vez mais com o passar do tempo, levando a pessoa a uma destruição gradativa de si mesma. Na vida de um adicto o mundo se encolhe de tal maneira que a droga passa a ter maior papel de destaque e importância, tornam-se em geral pessoas sedentárias, pois não conseguem conciliar o uso desenfreado da droga, com alguma atividade física regular. Sabe-se que a prática do exercício físico reduz a ansiedade, a percepção de esforço e aumenta o prazer, podendo, esse prazer e ansiedade que antes eram encontrados na droga serem encontrados na atividade física. Então, surge o interesse em identificar qual a influencia da atividade física no tratamento de dependentes químicos. A prática da capoeira como esporte é comprovadamente um instrumento eficaz para tornar o jovem em um cidadão. É por meio de atividades esportivas que possibilita a revelação de talentos que se destacam nas diversas modalidades, elevando positivamente o nome do País e produzindo atletas vencedores. Neste contexto, projetam-se cidadãos bem-sucedidos, afastando-os das drogas e da marginalidade, sobretudo nas comunidades mais carentes. A capoeira é considerada uma prática completa, pois mistura a atividade física em si com a improvisação, noções de espaço, tempo, música, além da compreensão da filosofia de jogo. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas, entre elas a resistência, flexibilidade, agilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e ritmo. No inicio da recuperação do adicto, a prática da capoeira deve ser introduzida de forma lenta e gradativa, para que possam acompanhar seu processo natural de desintoxicação e perda de obsessão pelas drogas. Ao perceber os resultados positivos na sua saúde e vida proporcionados pelo exercício físico, o seu eu interior se fortalece e sua autoconfiança aumenta, revelando-se, também, um resgate da auto-estima, que se encontrava apagada pelo uso das drogas, auxiliando no processo de ressocialização, além de proporcionar um melhor condicionamento físico e mental.

Beneficiário
100 dependentes químicos