VIOLÊNCIA ESCOLAR: DISCRIMINAÇÃO, BULLYING E RESPONSABILIDADE

Apresentação
O Ciclo de debates “Violência escolar: discriminação, bullying e responsabilidades” celebra a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, pois resulta das demandas identificadas durante a realização de pesquisa homônima e está integrado à Prática Pedagógica das disciplinas de Fundamentos da Educação Inclusiva I e II. O ponto teórico central das disciplinas é a compreensão de que a Educação Inclusiva deriva da luta por Direitos Humanos e não pode ser conduzida na ausência deste entendimento. O evento, composto de três etapas – 1) Apresentação da proposta de ação; 2) Diálogo com a comunidade; 3) Apresentação dos resultados - pretende apresentar e difundir conhecimentos sobre a violência escolar, bullying, preconceito, de modo que seja possível subsidiar ações e políticas públicas em prol do seu enfrentamento e superação.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A violência é um grave problema sócio-histórico que afeta a todos e é resultante de uma sociedade conflitiva, desigual e injusta. No Brasil, infelizmente, a violência escolar tem ganhado os noticiários de TV e mídias diversas, evidenciando um grave problema social que se manifesta no interior das escolas brasileiras. O Ciclo de debates, com um espaço de formação, reflexão e possibilidades de resistência à manifestação da violência, que ainda obsta a educação que humanize e afirme os direitos humanos como seu eixo norteador, se justifica por abordar um tema ainda invisibilizado pelas instituições e políticas públicas, muito embora de grande impacto e importância social.

Beneficiário
Comunidade acadêmica, profissionais da educação e comunidade em geral.