SEMEANDO IDEIAS

Apresentação
O programa “Semeando Ideias” apresenta uma série de projetos articulados, em diferentes áreas do conhecimento ligadas as ciências ambientais e da terra, baseados nas diretrizes da educação ambiental inclusiva, visando a melhoria da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vida de diferentes públicos. O programa conta com profissionais, servidores coordenadores, de diferentes formações (Ciências Biológicas, Agronomia, Biotecnologia, Química, Nutrição e Farmácia etc), visando desenvolver atividades que possam alicerçar uma vida ambientalmente mais coerente e sustentável através do debate, entendimento e mudança de paradigmas relacionadas a implementação de práticas agroecológicas, resgate de espécies potencialmente benéficas a saúde e ao desenvolvimento humano, tratamento de resíduos e educação ambiental aplicada a diferentes grupos, inclusive aqueles em situação de vulnerabilidade social. Parte das ações são desenvolvidas em terreno anexo ao campus sede UNIFAL, cedido adm.

Objetivos
O programa visa a inclusão de alunos dos cursos de graduação no desenvolvimento de ações relacionadas a melhoria qualidade de vida a partir de iniciativas pautadas na educação ambiental, no desenvolvimento sustentável e nos conceitos agroecológicos, junto aos participantes e grupos da terceira idade, além dos moradores do entorno, visando a mobilização e a sensibilização ambiental. A partir da temática principal, diversas abordagens serão utilizadas, tais como: a educação inclusiva, bem-estar, qualidade alimentar e de vida, água e saneamento, conservação do solo, compostagem, produção orgânica, agroecologia, inclusão social, entre outras. Toda abordagem conceitual discutida terá por finalidade o estimulo a mudanças de comportamentos individuais e coletivas. Os projetos propostos nesse programa se conectam em uma dimensão conceitual, teórica e técnica, aplicada as Ciências da Ambientais e da Terra, através da correlação das ações previstas em sinergia com o processo de entendimento socioambiental, visando a mudança de posturas e quebra de paradigmas acerca das intervenções antrópicas cotidianas sobre o meio ambiente, buscando a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. As ações propostas apresentam a mesma linha discursiva, relacionando a educação ambiental a projetos ligados a sustentabilidade. São eles: Jardim Sensorial, difundindo a educação ambiental; Horticultura social e terapêutica; Do lixo ao luxo - reaproveitamento dos resíduos orgânicos (compostagem e produção de húmus) gerados no campus sede; Nutrir Arte, que atua na temática alimentação sustentável, com aproveitamento integral dos alimentos e Evento Dia de Semear Ideias, que integra todas as temáticas abordadas pelo programa. As demandas sociais serão equacionadas de forma a não desenvolver as diretrizes extensionistas para, mas sim COM os atores externos, a partir do conhecimento de suas necessidades, interesses, motivações e anseios, visando a quebra da hegemonia universitária, indo ao encontro do entendimento pleno das formas mais adequadas que propiciem a incorporação dos conceitos relativos a sustentabilidade, aplicados a melhoria da qualidade de vida e ambiental do planeta.

Justificativa
Dentro de uma concepção integrada, de que o interesse, o conhecimento e o envolvimento com as questões ambientais, perpassam por diferentes experiências de vivências pessoais e coletivas; muitas estratégias podem ser utilizadas, e outras, ainda desenvolvidas, no sentido de potencializar a melhoria das bases pedagógicas, técnicas e cientificas, a motivação pelo entendimento da importância do conhecimento da conservação ambiental, suas bases potenciais para a manutenção dos serviços ambientais. O uso de atividades pedagógicas em trabalhos de educação ambiental, alicerçados em fortes bases científicas, podem acarretar um amplo apelo popular no sentido da busca pelo conhecimento da biodiversidade e o limite de capacidade de uso dos recursos naturais. Certamente, as atividades de educação ambiental têm um papel importante para a conservação da natureza. A adoção pela população das recomendações veiculadas pode atestar significativa relevância cultural das campanhas educativas para preservação ambiental, melhoria da qualidade alimentar e conhecimento das espécies silvestres. As estratégias utilizadas para conservação dos recursos naturais podem gerar desdobramentos que evidenciam a potencialidade da pesquisa tanto para o fomento ao campo epistemológico da educação ambiental, quanto para a elaboração de práticas pedagógicas em uma perspectiva de valorizar os elementos relacionados à biodiversidade, bem como no contexto social e cultural dos assistidos, possibilitando a reflexão, transformação e emancipação do público alvo. Assim, o desenvolvimento de estratégias extensionistas educacionais que visem aproximar a ciência e o despertar de interesses específicos nas diversas áreas do conhecimento ambiental podem promover a integração entre a natureza e a sociedade, contribuindo decisivamente na formação de cidadãos conscientes quanto à necessidade de conservar o meio ambiente. Na realidade, o programa se baseia na ideia de conectar projetos desenvolvidos pela UNIFAL - MG aos valores da sustentabilidade, proporcionando a melhoria das relações entre o ser humano e o meio ambiente, no contexto alimentar, da produção de alimentos, do entendimento sobre a importância da conservação, do gerenciamento da geração de resíduos, do resgate de espécies vegetais importantes para a saúde humana e da inclusão social, promovendo a prosperidade, o bem-estar e protegendo o meio ambiente.

Beneficiário
O programa visa atender a demanda complementar do ensino médio e superior, ou daquelas demandas relacionadas ao contexto da Educação Ambiental e preservação dos recursos naturais, propiciando ao público participante o entendimento sobre a biodiversidade, a qualidade de vida e a preservação.