FITOCONSCIÊNCIA: O RESGATE DO TRADICIONAL E A APLICABILIDADE RACIONAL

Apresentação
O programa “FITOconsCIÊNCIA: o resgate do tradicional e a aplicabilidade racional” apresenta dois projetos articulados e um curso, que integram saberes e práticas ligados às ciências da saúde e ciências da natureza. A base do programa é resgatar o uso racional de plantas medicinais e a sua aplicabilidade de modo seguro, eficaz, sustentável e de modo a apoiar a biodiversidade local. O objetivo do programa é ampliar o acesso a saúde, bem-estar e cuidado com o meio ambiente, impactando positivamente na qualidade de vida de diferentes públicos. O programa contará com profissionais, servidores, estudantes e docentes de diferentes formações, visando associar práticas populares e tradicionais do uso de plantas medicinais com a ciência; compartilhar técnicas de cultivo e coleta dessas plantas, baseadas na sustentabilidade; desenvolver estratégias de comunicação, formação técnico-científica e troca de saberes e experiências com a comunidade.

Objetivos
O objetivo geral do Programa é proporcionar o conhecimento do uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos aos diversos públicos (acadêmicos, servidores, profissionais de saúde e comunidade) como prática integrativa e complementar à assistência à saúde. Os projetos propostos nesse programa se conectam em uma dimensão conceitual, teórica e técnica, aplicada às Ciências da Saúde e Ciências da Naturez. As ações propostas nos projetos apresentam linhas complementares e sinérgicas, relacionando aspectos de saúde pública física e mental e o uso das plantas medicinais como opção terapêutica. Os projetos propostos são: i) “Horto medicinal no campus: interface entre o ensino em fitoterapia e o saber popular.”, com o intuito de promover a conscientização sobre a síndrome metabólica e como as plantas medicinais podem modular os parâmetros alterados nessa situação; ii)”Plantas medicinais: folhas que curam”, com a abordagem do uso das plantas medicinais para promover alívio da ansiedade e do estresse; iii) 3° Curso de Fitoterapia, que busca integrar o papel da ansiedade no desenvolvimento da síndrome metabólica e como as plantas medicinais podem atuar como opção terapêutica. Em todos os projetos e cursos o objetivo é propiciar aos acadêmicos integrantes uma formação profissional mais cidadã, sustentada na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão e também trazer conhecimento para a sociedade, especialmente a população alfenense.

Justificativa
A síndrome metabólica (SM) tem se destacado como importante problema de saúde pública, apresentando uma prevalência na população mundial de 25%. Além disso, a SM está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior que na população normal e mortalidade cardiovascular três vezes maior. Dentre diversos fatores, é sabido que o estresse pode contribuir enormemente para o desenvolvimento e agravamento da SM, pois indivíduos mais ansiosos e estressados tendem a fazer escolhas não-saudáveis que levam a alterações em vias metabólicas direcionadas por hormônios, em especial o cortisol. Sabe-se que a pandemia da COVID-19 causou restrições de contato físico, preocupações constantes com a sáude e dificuldade de adaptação a novas rotinas, fatos que acarretaram em ansiedade e elevado nível de estresse na população geral. Tendo isso como base, fica evidente que existe um ciclo vicioso entre SM e ansiedade. Nesse contexto, as plantas medicinais podem ser vistas como opção terapêutica integrativa e complementar à saúde, trazendo benefícios tanto no contexto de melhoras em parâmetros relacionadas a SM (ex: redução da glicemia, melhora da resistência à insulina, regulação da pressão arterial, redução de triacilgliceróis etc), quanto em parâmetros relacionados à ansiedade (ex: melhora na qualidade do sono, reversão da boca seca, respiração mais calma, mais ânimo geral, dentre outros). Diante disso, o projeto propõe esclarecer para a comunidade alfenense e para a comunidade acadêmica a importância da utilização de plantas medicinais como uma forma de prevenir e auxiliar no tratamento da SM, de forma segura e eficaz. Também objetiva compartilhar o desenvolvimento e a aplicação de técnicas manuais, empregando as plantas medicinais como principal matéria-prima, com o intuito de promover saúde e bem-estar e contribuir para redução de estresse e ansiedade tão presente nas rotinas de hoje. A execução do projeto propiciará aos acadêmicos integrantes do projeto um aprendizado baseado na prática e na realidade da comunidade com interações extra salas de aula, resultando em uma formação profissional mais cidadã, sustentada na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas-MG, acadêmicos do curso de Nutrição, Farmácia, Biomedicina, demais cursos das Ciências da Saúde e das Ciências da Natureza, e servidores da UNIFAL-MG.