APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE- APEC-APS

Apresentação
O Projeto de Extensão “Aplicação do Processo de Enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde - APEC-APS” está vinculado ao Programa de extensão "APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO - APEC". Este projeto é fruto de uma inquietação de docentes/TAE do curso de graduação em Enfermagem ao se deparar com a dificuldade na implementação do Processo de Enfermagem (PE) no cenário da APS do município de Alfenas-MG. Além disso, a capacitação dos profissionais de enfermagem vinculados às unidades de Estratégia da Família (ESF) sobre a implementação do PE constitui uma demanda e solicitação dos próprios gestores em saúde do referido município. Nesse sentido, com vistas à melhoria da integração ensino-serviço-comunidade, tal projeto será desenvolvido por discentes de graduação e pós-graduação em Enfermagem e tem o objetivo de geral de contribuir para a consolidação da implementação do Processo de Enfermagem nas unidades de ESF do município de Alfenas-MG.

Objetivos
Objetivo Geral: contribuir para a consolidação da implantação e da implementação do Processo de Enfermagem (PE) nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Alfenas-MG, além de promover a integração ensino-serviço-comunidade, a partir da articulação entre ações de extensão, ensino e pesquisa, visando o desenvolvimento de competências profissionais dos discentes em enfermagem participantes para atuação na Atenção Primária à Saúde, acerca do PE. Objetivos Específicos: Cooperar para a qualificação de profissionais de enfermagem vinculados às ESFs para a aplicação do processo de enfermagem; • Oferecer aos profissionais de enfermagem, vinculados às ESF do Município de Alfenas, um módulo educativo (EaD) sobre o PE e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE); • Promover a disseminação da temática entre a sociedade por meio dos eventos/cursos a serem realizados (palestras diversas ao longo do ano); • Contribuir para a educação permanente dos profissionais da APS do Município de Alfenas sobre o PE; • Contribuir para o desenvolvimento acadêmico de alunos de cursos de graduação e pós-graduação da área de enfermagem da UNIFAL-MG acerca do processo de enfermagem; • Validar instrumentos de consulta de enfermagem no contexto da APS que foram construídos no ano de 2023 pelos integrantes do proejto.

Justificativa
O projeto APEC-APS foi desenhado considerando as dificuldades evidenciadas por docentes/enfermeiros do curso de graduação em enfermagem da UNIFAL-MG durante prática clínica e supervisão de estágio curricular para implementação do Processo de Enfermagem (PE) pelos profissionais de enfermagem da APS do município de Alfenas-MG. Ademais, a literatura científica evidencia que uma das barreiras encontradas pelos enfermeiros que dificulta a aplicação do PE refere-se à formação deficiente, uma vez que enfermeiros da atenção básica relatam fragilidade no conhecimento sobre o PE (RIBEIRO; PADOVEZE, 2018). Soma-se a isso, a necessidade em fazer cumprir o exposto pela Resolução no 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, 2009), que preconiza que o PE deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, sejam públicos ou privados, bem como deve estar fundamentado em um suporte teórico e registrado formalmente. No tocante à APS, esta ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população. O PE também configura-se como uma medida que foca nos resultados e na eficiência de custos. A aplicação dos princípios do PE ajuda a alcançar os melhores resultados de forma mais eficiente e custo efetiva (ALFARO-LEFEVRE, 2014). Nas situações em que a APS não é resolutiva, a demanda por internações hospitalares aumenta, sobrecarregando o sistema e criando despesas evitáveis devido às Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) (PEREIRA; SILVA; LIMA NETO, 2014). Portanto, o PE, quando aplicado de forma correta, isto é, pautando-se no método científico, crítico e sensível, constitui uma ferramenta útil para promover um nível competente de cuidado, uma vez que permite a aproximação com os princípios e diretrizes da APS, a saber: integralidade, cuidado centrado na pessoa; resolutividade; longitudinalidade do cuidado. Isto posto, é de extrema importância que os profissionais de enfermagem das unidades de ESF do município de Alfenas-MG, conheçam e saibam aplicar o PE, bem como saibam empregar as taxonomias de Enfermagem. Todo esse processo, irá contribuir positivamente para que os profissionais de enfermagem atuem na prática assistencial subsidiados pelo conhecimento científico, impactando em uma assistência de excelência e segura. Para tanto, visando à minimização de barreiras e à potencialização de facilitadores na implementação do PE na APS do município de Alfenas, é necessário um maior engajamento entre as Instituições parceiras, por meio de estratégias que objetivem maximizar a eficácia da implementação e do desenvolvimento de programas de capacitação e protocolos específicos. Nesse sentido, a fim de qualificar estes profissionais acerca do PE e com o escopo de nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico, justifica-se o desenvolvimento deste projeto. Quanto à população cadastrada nas unidades de ESF, este projeto pretende contribuir para uma assistência de saúde de excelência e segura prestada pelos profissionais de enfermagem vinculados às instituições participantes desta ação.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação do curso de graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG; enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados às unidades de ESF do município de Alfenas; usuários e/ou pacientes assistidos pelos profissionais participantes deste projeto.