HABILIDADES COMPORTAMENTAIS PARA O TRABALHO

Apresentação
O objetivo do curso “Habilidades comportamentais para o trabalho” é proporcionar aos discentes da Unifal a melhoria de suas habilidades voltadas para a empregabilidade. O curso ocorrerá em parceria com a Fundação Wadhwani (WF). O projeto consiste na aplicação do Programa Job Ready – competências para a empregabilidade. O curso terá duração de 11 semanas e em cada uma delas será trabalhada uma competência. As competências trabalhadas no curso serão: Comunicação, preparação para entrevistas, Foco no cliente, mentalidade empreendedora, autogestão, educação financeira, práticas seguras, habilidades digitais, inovação e resolução de problemas, profissionalismo e habilidades interpessoais. O curso ocorrerá de forma híbrida. As etapas remotas ocorrerão na Plataforma da Fundação Wadhwani e presencial em 5 encontros presenciais ministrados pela coordenadora na Unifal para colocar o conhecimento em prática .

Objetivos
O objetivo do curso é proporcionar aos discentes da Unifal melhoria nas suas habilidades voltadas para a empregabilidade.

Justificativa
O relatório “Future of Jobs Report de 2023” (DI BATTISTA, 2023), organizado pela União Europeia, aponta as principais habilidades nos trabalhos no futuro, que são, em ordem de importância: a capacidade de pensamento analítico para resolução de problemas, o pensamento criativo, a resiliência, a motivação e a curiosidade associada ao aprendizado contínuo. Nesse relatório, é apresentada uma lista de várias habilidades, sendo 62% delas habilidades de comportamento, classificadas como habilidades de engajamento, trabalho em equipe, cognitivas e de autoeficácia. No que se refere especificamente aos profissionais de engenharia, Farr (2009) levanta um apelo global das indústrias às universidades para incluir em seus currículos esforços para um domínio mais amplo da liderança e do empreendedorismo. Considerando, o empreendedorismo, como um conjunto de pessoas e processos integrados para transformar ideias em oportunidades (DORNELAS, 2023), entende-se que para desenvolver a mentalidade empreendedora nos futuros profissionais é preciso trabalhar neles habilidades comportamentais e socioemocionais. Ainda sobre soft Skills e as engenharias, um estudo de Campos, Resende e Fagundes (2020) levantou 2638 artigos científicos sobre a empregabilidade de engenheiros e levantou que as seis competências principais exigidas mundialmente são: Resolução de Problemas e Pensamento Crítico, Comunicação, Trabalho em Equipe, Perspectiva Ética, Emocional Inteligência e Pensamento Criativo. No Brasil, há um movimento, sobretudo impulsionado pelas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, aprovadas pelo governo brasileiro e que tem movimentado as universidades no sentido de ampliar e refletir sobre o rol de habilidades e competências desenvolvidas pelos discentes brasileiros ao longo da sua formação em engenharia. É para atender a essas demandas globais e nacionais que o curso visa à uma complementação do conteúdo técnico com aulas, dinâmicas e reflexões interativas para ampliar as competências adquiridas pelos discentes em sua formação.

Beneficiário
Discentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal.