EQ NA COMUNIDADE

Apresentação
De acordo com a Resolução CNE/CES n. 07/2018, “a extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. Diante deste contexto este projeto tem como objetivo principal envolver estudantes do curso de graduação em engenharia química da Unifal-MG em atividades de extensão universitária. Pretende-se que as demandas sociais da comunidade externa sejam integradas à realidade dos estudantes universitários, com o contato direto entre o meio acadêmico e o social. Deste modo espera-se uma transformação nos estudantes com a valorização da cidadania, empatia e pensamento crítico em relação à sociedade em geral.

Objetivos
Desenvolver habilidades como planejamento e organização, responsabilidade e compromisso, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e humanização nos estudantes dos cursos de graduação do ICT da Unifal-MG.

Justificativa
Conforme Moran1, a presença de cenários tão complexos, desiguais e desafiadores, é fundamental a defesa de uma educação que encanta, inspira e inclui a todos – crianças, jovens e adultos - formal e informal, humanista, presencial, híbrida e online. Neste sentido, a proposta deste projeto é permitir aos estudantes a vivência de experiência relevante para sua formação na fase de vida em que se encontram. O local escolhido para desenvolvimento desta ação é A Casa do Menor Dr. Ednan Dias, uma entidade beneficente de assistência social sem fins lucrativos, ligada a Sociedade São Vicente de Paulo, inaugurada em 20/01/1975, no município de Poços de Caldas. Atende atualmente um projeto sócio-assistencial, cujo objeto é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com 90 crianças/adolescentes e suas famílias. Para tanto a entidade dispõe de uma infra-estrutura com suporte de atividades diversificadas na perspectiva de subsidiar o processo de aquisição do ensino-aprendizagem, e atividades que possibilitam o despertar das habilidades artísticas, culturais, esportivas, como meio de inserção social, resgate de valores, fortalecimento de vinculo relacional e protagonismo social. São oferecidas 3 refeições diárias além de atividades de recreação e lazer, esporte, cricket, teatro, arte educação, percussão, musicalização infantil, flauta doce, teclado, dança, coral, informática, oficina de trabalhos manuais. Trabalhando dentro da perspectiva da promoção humana e desenvolvimento integral de suas crianças e adolescentes. Os estudantes do curso de engenharia química serão coordenados pela proponente e pelo coordenador adjunto deste projeto em atividades que serão elaboradas e programadas em conjunto com a diretoria da Casa do Menor (trazendo a comunidade para a definição, planejamento e suporte à ação, além de recebe-la), tais como: aulas de inglês, espanhol, dança, esporte ou instrumentos musicais. As atividades serão oferecidas para todas as faixas etárias atendidas pela entidade. Não estão explicitadas neste projeto em função do perfil dos estudantes que serão cadastrados em cada atividade que será realizada. Pretende-se que no mínimo dois estudantes estejam envolvidos na execução de uma atividade. Colaboradores da Casa do Menor poderão participar, em função das demandas levantadas no planejamento.

Beneficiário
A Casa do Menor Dr. Ednan Dias, entidade beneficente de assistência social sem fins lucrativos, ligada a Sociedade São Vicente de Paulo, no município de Poços de Caldas