INFOS CURSO DE FORMAÇÃO - MINAS FOR SCIENCE

Apresentação
Esta ação nasce de uma proposta aprovada no Edital CNPq/MCTIC Nº 31/2018 "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação" com execução de 12/2018 a 06/2020. A primeira ação para o desenvolvimento deste projeto refere-se a um curso de formação para a equipe, onde buscou-se pesquisadores das áreas de igualdade de gênero e racial, o papel do cientista e da ciência e a visão da sociedade, as mulheres nas ciências exatas, além de contextualização no ensino de ciências para formação de um pensamento crítico. Este curso de formação visa desenvolver na equipe os conceitos necessários para a condução das próximas etapas do projeto e que assim, se atinja os objetivos de fomentar a participação de meninas e mulheres nas carreiras de ciências exatas.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Diversos são os desafios que o mundo enfrenta - problemas ambientais, sociais, econômicos, etc. Para a resolução deles é necessária a contribuição de todos, porém fica difícil fazer essa força tarefa quando um destes problemas se refere à desigualdade de gênero: e é aqui que iremos atuar. Como pesquisadores, sabemos que quanto maior a diversidade em sua equipe, melhores são os resultados obtidos pela agregação de talentos, habilidades e criatividade. Mas algumas áreas são, às vezes, taxadas como ‘inapropriadas’ para as mulheres, considerando suas características femininas ‘mais adequadas’ às profissões ligadas a cuidados, do que a profissões mais racionais. E argumentos não faltam, inclusive com referência à baixa capacidade cognitiva atribuída às mulheres, em se tratando de ciências exatas. Utilizando mostras científicas temáticas, vamos chamar à reflexão sobre os problemas que nos assolam, ao mesmo tempo que buscamos inspirar meninas e mulheres a seguir carreira nas ciências exatas, especialmente nos cursos de Química, Física, Matemática, Biotecnologia e Computação. Provoquemos a reflexão sobre: “Mulheres e Ciência: é possível?!”.

Beneficiário
Professores e alunos da educação básica, graduandos e professores da UNIFAL-MG - participantes do projeto Minas for Science se beneficiam diretamente desta ação. Indiretamente, também se beneficiam os visitantes das ações que posteriormente serão desenvolvidas por meio dos conceitos formados aqui.