PRATICANDO MINDFULNESS E AUTOCOMPAIXÃO

Apresentação
Trata-se de um projeto de extensão para a oferta de práticas de mindfulness (atenção plena) e autocompaixão de forma remota à comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e à sociedade de forma geral, com vistas a auxiliar na promoção de saúde mental dos participantes.

Objetivos
Proporcionar momentos mensais de práticas para os participantes; auxiliar no desenvolvimento do hábito de praticar mindfulness e autocompaixão no dia-a-dia.

Justificativa
A prática da Atenção Plena pode auxiliar no desenvolvimento de maior habilidade de processar informações, melhora do sistema imunológico e do humor, redução da ansiedade e do estresse, aumento do controle sobre as emoções diminuindo a reatividade, melhora a qualidade do sono, aumenta a criatividade, a concentração e o poder de decisão, proporcionando uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento da empatia entre outros benefícios. Mediante o momento que vivemos, o ensinamento de práticas meditativas de mindfulness pode ser um recurso a ser utilizado pelos participantes para o enfrentamento das situações estressantes do dia-a-dia. A possibilidade de que esta ação aconteça de forma virtual, via plataformas digitais de videoconferência, torna-a ainda mais relevante no contexto da necessidade de preservação do distanciamento social.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e sociedade de forma geral.