CONSULTORIA MARKETING ESTRATÉGICO DIGITAL

Apresentação
A Valor Junior, empresa júnior da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, tem em seu portfólio o Marketing Estratégico Digital, uma prestação de serviço desenvolvida para posicionar estrategicamente os microempreendedores individuais e as pequenas empresas no mercado, por meio das ferramentas do mundo digital. Por meio desta consultoria, também é possível capacitar estes clientes, para que tenham autonomia na execução das estratégias, bem como a ampliação de seus conhecimentos sobre posicionamento no mercado através do marketing digital.

Objetivos
O posicionamento estratégico de microempreendedores individuais e pequenas empresas no mercado digital e a formação de lideranças empreendedoras abrangem algumas especificidades, que corroboram na construção de estratégias rentáveis e um perfil discente profissional. A seguir: 1. Atender uma demanda social: disseminar conhecimentos em marketing estratégico digital para empreendedores e empresários que não detém informações suficientes para imergir seus negócios no mercado digital. 2. Criar um canal de comunicação eficiente: dominar os conhecimentos em plataformas digitais é a base para construção de um canal de comunicação forte com seus clientes, solucionando demandas em curto espaço de tempo. 3. Comprometer-se socialmente: ampliar as interações com clientes, fazendo com que o relacionamento tenha fluxo contínuo e esboce a força do negócio. 4. Analisar métricas: a percepção e entendimento das métricas das plataformas digitais auxilia na determinação dos resultados originados do comprometimento social. 5. Vender efetivamente: substituir ligações por prospecção efetiva nas plataformas digitais, gerando comodidade para possíveis clientes e reduzindo custos operacionais do empreendimento. 6. Formar empreendedores: A Valor Junior proporciona a seus membros formação empreendedora rica, capaz de transformar realidades sociais e impactar positivamente setores da economia. 7. Liderar: formar lideranças com pensamento crítico, capazes de resolver e solucionar demandas de mercado. 8. Praticar uma profissão: a execução da Consultoria proporciona enriquecimento profissional, desenvolvendo habilidades solicitadas pelo competitivo mercado de trabalho. 9. Aplicar teorias: a Valor Junior busca aplicar os conteúdos vistos em sala de aula para a transformação de realidades mercadológicas. 10. Disseminar conhecimento horizontal: contribuir para a construção de um conteúdo formativo discente além dos conteúdos programáticos da universidade, gerando repertório educacional e profissional.

Justificativa
A realidade de microempreendedores individuais e pequenas empresas é não possuir força de mercado e cartela de clientes ativa e efetiva que gere rentabilidade expressiva para os negócios. Em muitos casos, faltam recursos para investir, conhecimento para aprender a pensar sobre o uso de uma nova ferramenta e o motivo principal: direcionamento de mercado. A ausência de conhecimento sobre a possibilidade de conectar-se com seus clientes no mercado digital é prejudicial para a sustentabilidade do negócio e não acompanha o avanço das transformações tecnológicas propostas atualmente. Um consumidor conectado à rede mundial de computadores, busca referências antes de realizar uma compra ou procurar um serviço nas plataformas digitais, logo, se o negócio não está presente nas plataformas, um possível cliente deixou de conhecer o produto ou serviço. Não é comum microempreendedores individuais, que trabalham diariamente, imersos nas redes sociais, mantendo interação com seus clientes, agendando horários de forma interativa, postando seus trabalhos e convertendo vendas digitalmente. Da mesma forma, empresas pequenas, do tipo tradicionais do bairro, apresentando um catálogo virtual de produtos nas plataformas digitais, coletando pedidos ou entregando produtos sem ter contato presencial com o cliente. A demanda da Consultoria da Valor Junior nasce dessas condições diárias: direcionar microempreendedores individuais e pequenas empresas a emergir e se posicionar nas plataformas digitais, sem aplicar os mesmos recursos das grandes empresas do mercado atual em grandes campanhas de marketing. A Valor Junior, através de sua Consultoria, apresenta a perspectiva de que é possível estar presente nas plataformas digitais com baixo investimento, objetivando aumento expressivo de vendas e rentabilidade no médio e longo prazo. E, como justificativa principal, muda a realidade desse segmento, disseminando o conhecimento adquirido e contribuindo para a construção de um mercado conectado digitalmente. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Varginha, Minas Gerais, apresenta um conteúdo programático formativo rico em teoria social e econômica que aplicada no mercado pode resolver problemas de mercado ou sociais. Contudo, o curso não apresenta aplicações práticas de suas disciplinas a problemas sociais e econômicos do dia a dia. Logo, a Valor Junior, enquanto fomentadora do empreendedorismo jovem, contribui para a formação de seus membros, fazendo com que eles apliquem os conhecimentos adquiridos para a solução de problemas mercadológicos e sociais. Por essa razão, a Consultoria pode ampliar o horizonte formativo discente, uma vez que aplica conhecimentos de disciplinas sociais aplicadas na solução da demanda de escassez de posicionamento digital de microempreendedores individuais e pequenas empresas.

Beneficiário
A Consultoria Estratégica em Marketing Digital, proposta pela Valor Junior, objetiva posicionar microempreendedores individuais e pequenas empresas (ME e EPP) das cinco regiões do Brasil nas plataformas digitais, além de contribuir para a formação discente, uma vez que impõe a aplicação de conteúdos teóricos sociais e econômicos na solução de problemas reais do mercado.